domingo, 3 de agosto de 2014

O FIM-DE-SEMANA DAS DÚVIDAS



O torpor das férias contrasta fortemente com o fim-de-semana alucinante que deve estar a ser vivido no Banco de Portugal, no Governo e nos elos de ligação entre estes e a Comissão Europeia. O camarada Mendes, sempre bem informado e escondido por detrás do estatuto de estudioso deste tipo de situações, antecipou-se ontem na SIC a toda a comunicação social, traçando os contornos possíveis da intervenção no BES que o governador do Banco de Portugal anunciará hoje pela noite.
Hoje, praticamente toda a imprensa retoma os traços anunciados por Marques Mendes, permanecendo a curiosidade se a comunicação de Carlos Costa ratificará ou não a premonição do azougado comentador.
A questão central, a única que valerá a pena monitorizar nos tempos que se aproximam, consistirá em saber qual a margem de perda que resultará de tudo isto para os contribuintes em geral. Pelos comentários que foram sendo produzidos, duas interpretações foram confrontadas. A comunicação de Marques Mendes procurou fazer passar a ideia de que os contribuintes não serão lesados e que desta vez, ao contrário do que se passou com o BPN, não haverá dinheiro público torrado na operação. A operação do “bad bank” visará, em princípio, fazer reverter as perdas integralmente para acionistas e credores, protegendo os contribuintes, completada pela entrada do Fundo de Resolução no banco bom. Mas outros comentadores, por exemplo, o Professor Avelino Jesus (grupo de trabalho das PPP) fala de ingenuidade quando se pensa que, embora em menor grau, não revertam perdas a ser suportadas por dinheiro público. O argumento para essa suspeição prende-se com a capacidade que os acionistas, designadamente a família Espírito Santo, terão tido de proteger o seu património. Fazendo fé na dinâmica de incumprimento observada no mês de julho e na engenharia de manigância que a tribo ES praticou para iludir as orientações vinculativas do Banco de Portugal, todas as dúvidas poderão ser alimentadas quanto a esta interrogação.
De qualquer modo, a dúvida está em saber se a comunicação de Carlos Costa abrirá hoje um novo paradigma de resgate de instituições financeiras ou se, pelo contrário, permanecerá viva a impunidade dos incumpridores malévolos.
Por ironia do destino, também deste desfecho poderá depender o lugar futuro que Carlos Costa assumirá na história da regulação financeira em Portugal. O estado de graça que o sistema financeiro e as forças políticas lhe concederam complicou-se. Veremos o que a anunciada comunicação nos reserva.

Sem comentários:

Enviar um comentário