segunda-feira, 13 de junho de 2016

AINDA O PUZZLE DA PRODUTIVIDADE




(Aqui está uma matéria que põe bem evidência como os economistas devem ser mais humildes do que costumam ser, afinal a desaceleração do crescimento da produtividade continua a permanecer um mistério)

Quando uma matéria aparentemente básica e simples como a desaceleração observada no crescimento da produtividade nas principais economias avançadas continua a não usufruir de uma explicação consistente por parte da academia, um pouco menos de arrogância nas hostes seria mais sensato.

Os americanos deram o mote e rapidamente se percebeu que não se tratava de um fenómeno apenas observado do lado de lá do Atlântico. A generalidade das economias avançadas, com relevo para o Reino Unido, mas extensivo a outras economias, apresenta sobretudo após 2007-2008, mas já latente um pouco antes, um desapontador crescimento da produtividade, balizado pelas taxas inferiores a 1% da economia americana. A relação entre o comportamento da produtividade do trabalho e o crescimento económico é conhecida, sobretudo na medida em que o primeiro é, em regra, entendido como uma dimensão intensiva do segundo, reservando para o crescimento da força de trabalho a dimensão extensiva. Depois, a história económica mais representativa sempre considerou que o crescimento da produtividade do trabalho está na origem do sistemático crescimento do bem-estar material das populações, representado pelo crescimento do salário real, ao qual se deve juntar, como sabemos, o benefício de termos acesso a bens e serviços totalmente novos que não existiram no passado.

Curiosamente, em tempos em que todo o bicho careta de esquerda ou de direita aspira a ritmos mais elevados de crescimento, praticamente ninguém tem enfrentado o touro pelos cornos, discutindo o tema da produtividade de modo sério e abrangente. Têm-se multiplicado em vez disso patéticas intenções sobre o dito crescimento da produtividade. À direita, o tema das reformas estruturais está gasto e já não há pachorra para tanta insistência asneirenta. A desregulamentação do trabalho, que é a versão mais generalizada das reformas estruturais, aparece tal qual mezinha de feira a ser remédio para tudo, incluindo a produtividade. Mais ao centro ou até à esquerda, a revolução digital é também apresentada como verdadeira mezinha. Até António Costa se deixou enlevar por tal tentação. Bastaria parar um pouco para pensar para compreender pelo menos duas coisas. Primeiro, se há economia em que a revolução digital aumentou foi a americana. Ora, o tema do puzzle da produtividade emergiu da economia americana e pelo presente o crescimento da produtividade na economia americana ronda os 0,6%. Não será isto suficiente para pensar duas vezes? Segundo, não pode ignorar-se que uma grande parte das inovações digitais beneficia o bem-estar individual e os consumidores, não diretamente a produtividade. A ideia de António Costa passa pelos custos de contexto. Mas conviria não esquecer que o comportamento da produtividade do trabalho depende essencialmente de três fatores: a razão capital-trabalho, a qualidade do trabalho medida pela sua qualificação ou competências e um fator residual a que chamamos produtividade total dos fatores e que reage bastante aos custos de contexto (quanto mais baixos estes últimos, mais elevada a eficiência global da economia). A melhoria da produtividade global dos fatores pode não ser bastante para incrementar a produtividade do trabalho, tudo dependendo do peso explicativo do referido resíduo.


O tema do puzzle da produtividade está instalado e mais tempo será necessário para uma explicação mais consistente ser formada.

O sempre desconcertante Gavyn Davies interroga-se no Financial Times (ver link aqui), tomando por referência a economia americana, sobre as razões que explicam que o fraco crescimento da produtividade não tenha impactado negativamente os preços das ações e as cotações bolsistas. Afinal, se a produtividade penaliza o crescimento económico, esperar-se-ia que essa penalização afetasse as estimativas de rendibilidade das empresas e consequentemente fizesse descer no tempo essas cotações.

O artigo no Financial Times exige alguma atenção pela elaboração teórica que o suporta e que transcende o objeto deste post. Mas vale a pena referir que há pelo menos uma evidência empírica a merecer desde já sublinhado. A verdade é que a contínua revisão em baixa das perspetivas de crescimento económico não se tem traduzido por mais baixos rendimentos e dividendos, pelo menos na economia americana. Antes pelo contrário, a percentagem dos lucros no rendimento tem atingido níveis historicamente elevados, o que combinado com os baixíssimos preços dos títulos públicos contrariam o efeito que a baixa produtividade tenderia a provocar nas cotações dos ativos em bolsa.

E, talvez mais importante do que tudo, as economias têm desviado recursos para atividades financeiras não produtivas, penalizando a percentagem de capital que alimenta as inovações com impacto na produtividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário