domingo, 5 de junho de 2016

NOTAS SOBRE O 21º




(Não acho que do 21º congresso do PS venha um grande impulso para a governação, mas mesmo com a manifestação dos colégios privados na FIL teremos, pelo menos, uma maior consistência nas hostes socialistas para apoiar essa mesma governação)

O discurso final de António Costa não deixou de contemplar o anúncio de algumas novas medidas, entre as quais o esperado acerto de trajetória quanto à educação de adultos, fortemente desvalorizada pelo governo anterior. Mas do congresso não resulta qualquer novo impulso decisivo para a governação. Aliás é discutível que dele devesse resultar esse novo impulso, quando é sobretudo através da consistência da prática governativa e do seu diálogo aberto com a população portuguesa que poderão acontecer as mudanças mais promissoras. Do congresso esperava-se sobretudo a pacificação das hostes socialistas para uma abordagem mais distendida das autárquicas e para a continuidade de negociação firme mas franca e frontal com as forças à esquerda. Mediaticamente, o congresso foi sobretudo Costa, o regresso afetivo de Guterres, a divergência não dissidente de Assis, os arrufos arrogantes de Sousa Pinto, de corredor e para as televisões, reivindicando-se da defesa do partido de Mário Soares (importa-se de explicar o que será hoje esse partido?) e, já na parte final, a manifestação dos colégios privados, agora já com a tónica do desemprego à vista.

Curiosamente, do ponto de vista do debate das ideias, o momento mais interessante acabou por ser o debate dentro do congresso dedicado ao socialismo democrático, mais concretamente sob o tema como deve o PS abordar daqui para o futuro o tema da Europa. O convite a Pacheco Pereira e a Ana Drago para debaterem com Pedro Silva Pereira a questão europeia é inteligente e acaba por dar ao congresso uma abertura de discussão que a sua lógica fechada nunca teria conseguido proporcionar. Neste tema está o nó górdio do PS para o futuro próximo, que pode resumir-se em questões do tipo das seguintes: como preparar um novo rumo para o socialismo na Europa incorporando o apoio passado ao Tratado Orçamental e a outras derivas de construção do projeto europeu que socialistas e social-democratas aceitaram? Como viabilizar a anulação de algo que foi aprovado inequivocamente com o apoio das forças socialistas europeias? Haverá espaço para uma via mais soberanista de construção europeia (que parece ser a posição de Pacheco Pereira) que rejeite o aprofundamento do federalismo e dê mais espaço aos parlamentos nacionais?

Certamente que, terminado o congresso e mais pacificadas as hostes, não será por isso que os governantes irão governar melhor ou que os grandes desafios do governo com apoio parlamentar à esquerda irão dissipar-se, designadamente o da dinamização do investimento privado. Mas, de acordo com a abordagem que parece caracterizar a postura de António Costa, aguentar e resolver cada problema à medida que eles vão surgindo, para ganhar força e duração de governo, o 21º congresso desempenhou a contento o seu papel.

Sem comentários:

Enviar um comentário