quarta-feira, 15 de junho de 2016

PENSAMENTO SÁBIO

(Roy Harrod e John Maynard Keynes)



(Breve nota sobre um parágrafo de uma carta de Keynes a Harrod, que nos traz sabedoria transportada de 1938 para os nossos dias)

A macroeconomia tem estado sujeita a uma forte pressão para a revisão dos termos em que é ensinada e praticada depois da crise de 2007-2008. Tem-se assistido a um conflito constante entre os que querem mudar e os que pretendem salvar a face não mexendo uma palha, esperando que as interrogações passem. Olivier Blanchard interrogou-se recentemente sobre a necessidade de alterar os seus cursos de Macroeconomia e outros vão certamente seguir-se-lhe nesse propósito.

Tim Taylor no Conversable Economist alertou-me para a preciosidade que temos disponível a nível digital e acessível a todos nos Collected Interwar Papers and Correspondence de Roy Harrod, editados por Daniele Besomi e nos quais podemos encontrar alguma correspondência entre Keynes, então editor do The Economic Journal e o próprio Harrod.

É dessa correspondência e de uma carta resposta de Keynes acerca da Presidential Adress da British Economic Association de 1938, a célebre “Scope and Method of Economics” que haveria de ser editada no Economic Journal do mesmo ano, que respigo para hoje palavras sábias do próprio Keynes:

“ (…) A economia é uma ciência que pensa em termos de modelos juntamente com a arte de escolher modelos relevantes para o mundo contemporâneo. É a isso obrigada, ao contrário do que acontece tipicamente com as ciências naturais, porque o material a que se aplica, em muitos assuntos, não é homogéneo ao longo do tempo. O objeto de um modelo consiste em segregar os fatores semipermanentes ou relativamente constantes dos que são transitórios ou que flutuam de modo a desenvolver um pensamento lógico sobre os primeiros e compreender as sequências temporais a que dão origem em casos particulares.

Os bons economistas são escassos porque a prenda de utilização da “observação vigilante” para escolher bons modelos, embora não exija uma técnica intelectual altamente especializada, parece ser algo de muito raro.”

Palavras sábias. A escassez dos bons economistas acontece também porque talvez os bons modelos escasseiem. É que a reprodução de um estado de coisas é avessa à inovação. É assim na atividade económica mas também na produção de conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário