sexta-feira, 10 de junho de 2016

À ESPERA DO APITO INICIAL

(Ángel Boligán, http://www.eluniversal.com.mx)

Enquanto vamos assistindo a algumas boas partidas da “Copa América” e não começa o jogo jogado do tão aguardado “Euro 2016” – parece que é hoje! –, quatro curiosidades ou reflexões descomprometidas em torno do desporto-rei nestes dias de contagem decrescente.

1. BRUNO VAI PARA A SARDENHA, KIAI!

Sempre admirei em Bruno Alves as qualidades físicas e de empenhamento que fizeram dele um bom defesa-central e um grande profissional do futebol. Além das suas origens poveiras, uma referenciação de que nunca abdicou e que me permitiu vê-lo frequentemente em memoráveis exibições de futevólei na Praia Verde durante dias de paragem e descanso ou no defeso. Mas tudo tem o seu fim e temo ter razão ao suspeitar que, a caminho dos 35 anos, Bruno já não goza ao melhor nível daqueles seus atributos outrora mais marcantes – o despropositado golpe de Kung Fu com que brindou um adversário no jogo particular da seleção com a Inglaterra não só acabou estupidamente com o essencial daquele jogo como poderá ter até acabado por se constituir num inadvertido aviso para que Fernando Santos se acautele. Foi, também por isso, com algum alívio que soube que Bruno assinou pelo Cagliari e não fará assim parte, ao contrário do que se anunciava, do plantel azul-e-branco na próxima época – com a vantagem adicional de que mais uma bela camisola passará a estar emoldurada e exposta nas paredes do “Náutico Bar”...

 (Omar Momani, http://www.goal.com)


2. QUARESMA NÃO VAI PARA O BANCO, OH IÉ!

As exibições de Ricardo Quaresma nos jogos de preparação, especialmente a da jogo com a Estónia, trouxeram novamente ao de cima uma questão nunca cabalmente respondida: porque tem sido tão irregular, quer no tempo longo quer no tempo curto, a carreira de um dos atletas mais talentosos de sempre do futebol português? Parecendo claro que o problema é de mentalidade, será que finalmente alguém (Fernando Santos no caso, como o treinador Şenol Güneş e o Besiktas enquanto clube durante a época e ao invés do que já por duas vezes ocorreu no FCPorto) descobriu a forma de lhe dar a volta e de assim o aproveitar plenamente em benefício do coletivo nacional? Esperemos bem que sim.

(Henrique Monteiro, http://henricartoon.blogs.sapo.pt)

3. CRISTIANO RONALDO É O ATLETA MAIS BEM PAGO DO PLANETA, OLÉ!

Foi publicada a lista dos ricos da “Forbes”, no caso a dos atletas, e pela primeira vez um futebolista ocupa o primeiro lugar do pódio, substituindo o boxeur Floyd Mayweather. O nosso Cristiano surge cotado com 88 milhões de dólares (sendo 56 em salários e prémios) e como criador de um valor de 176 milhões para os seus sponsors nas redes sociais, numa lista em que no top ten estão dois futebolistas (CR7 e Messi em segundo), três basquetebolistas (LeBron James em terceiro, Kevin Durant em quinto e Kobe Bryant em décimo), dois tenistas, dois golfistas (Phil Mickelson em oitavo e Jordan Spieth em nono) e um jogador de futebol americano (Cam Newton em sétimo). Não é espantoso?

Já agora que estou com a mão na massa, e para mero complemento de informação, segue a distribuição por desportos dos cem primeiros: baseball (26 atletas), futebol americano (21), basquetebol (18), futebol (12, sendo por ordem decrescente CR7, Messi, Neymar, Ibrahimovic, Bale, Rooney, Aguero, Suárez, Schweinsteiger, Dí Maria, James e Hazard), Ténis (7), Desporto Automóvel (6, sendo Lewis Hamilton o melhor colocado e décimo-primeiro da lista geral), Golfe (5), Boxe (3), Atletismo (1, obviamente Usain Bolt) e Artes Marciais (1).

(Omar Momani, http://www.goal.com)

4. EVA IMPÕE-SE A JOSÉ, ABENÇOADA SEJA!

Por fim, um dos grandes treinadores do futebol mundial e cuja competência técnico-tática, organizativa e de liderança contribui em permanência para o agigantamento internacional do nome deste nosso “torrão lusitano”. Só que, ao que parece, o homem também tem as suas coisas e, entre elas, um muito mau feitio de que, por vezes, até abusa no modo como o verbaliza e manifesta.

(Joe Cummings, http://www.ft.com)

O incidente do ano transato com a médica gibraltina Eva Carneiro foi seguramente um desses seus maus momentos, digamos assim para simplificar. Agora que regressa ao ativo do futebol inglês, no United, Mou lá se vai dedicando a limpar o “cadastro” e, espera-se, a consciencializar que a repetição de erros desta natureza, até com laivos de algum sexismo, o pode definitivamente banir do grupo dos frequentadores do topo desportivo. Abaixo, um resumo da novela em quatro singelos atos: a fúria fundadora, a imposição do afastamento de Eva, o casamento da médica e o pesadelo em torno das alegadas maldições vindas de José e, por fim, o julgamento que por estes dias encerrou o assunto. Contratações e trabalho duro e focado, vamos então ao que verdadeiramente importa, José!


(Omar Momani, http://www.goal.com)

(Omar Momani, http://www.goal.com)


Vamos, então, à competição?

Sem comentários:

Enviar um comentário