quarta-feira, 29 de junho de 2016

VAMOS TER SAUDADES




(Como previa e se justificava, os amigos americanos vieram à Europa mostrar o que é fundamental assegurar no pós BREXIT, mais uma evidência de que apesar de todas as suas inconsistências vamos ter saudades da administração Obama)

O Financial Times relata hoje o recado que a administração Obama trouxe à Europa quando veio defender que a única maneira eficaz de combater o vírus da decomposição que o populismo pode trazer na sequência da vitória do LEAVE é concentrar recursos na promoção do crescimento económico. Para isso, inevitavelmente as administrações das economias mais avançadas da União terão de atenuar políticas de austeridade, libertando recursos para os estímulos ao crescimento.

Não é coisa que não fosse antecipável. Afinal os grandes críticos da miopia da austeridade em condições de zero lower bound e de capacidades praticamente infinitas de acesso a financiamento e os mais prestigiados entre esse movimento sempre estiveram do lado americano. Mas com os incendiários de cadeira de rodas que circulam pelo Eurogrupo é de temer o pior. E não haverá ninguém que lhes faça frente?

Sem comentários:

Enviar um comentário