quarta-feira, 27 de setembro de 2023

À VOSSA ATENÇÃO

 


(O rigor do trabalho do cientista e Professor José Madureira Pinto, Amigo de longa data e ao qual me liga todo um mundo de afetos na Faculdade de Economia do Porto, merece o vosso interesse e presença na apresentação do seu livro “John Kenneth Galbraith e o campo da economia norte-americana – esboço de análise sociológica, que a sua editora a Afrontamento, organiza na Casa Comum, sita no edifício da Reitoria da Universidade do Porto, à Praça de Gomes Teixeira. É uma honra ter sido convidado para a apresentação da obra, conjuntamente com a visão do sociólogo Virgílio Borges Pereira. Antevejo um excelente fim de tarde, honrando a Casa Comum. Antecipo para mim a dificuldade de responder com qualidade ao convite, dada a coerência metodológica e de investigação de um discípulo tão consistente de Pierre Bourdieu e tendo em conjunto de memórias que a obra de Galbraith me suscita. De facto, quando fazia a minha aprendizagem não de um curso de economia abrangente e eclético, mas orientado para a empresa, como era o da FEP no período entre 1968 e 1972, mas em que procurava um rumo para a minha predileção pela economia mais macro do que empresarial, a obra de Galbraith era um oásis. Imensos pontos de contacto encontrei em obras como The Affluent Society e The New Industrial State com a leitura cambridgiana de Joan Robinson, principalmente, da concorrência monopolista e da distribuição, uma espécie de tábua de salvação para alguém que percebia que os pressupostos da economia de mainstream interessavam pouco a quem pretendia compreender o mundo económico real.)

A leitura atenta que estou a fazer da obra certamente que irá inspirar alguns posts. Até lá fica o anúncio da iniciativa.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário