domingo, 27 de maio de 2012

400000



Maleitas de Ménière tornam a explicar a ausência dos dois últimos dias.
400000 indivíduos é o número estimado pelo Observatório sobre Crises e Alternativas (dirigido por Carvalho da Silva e Boaventura Sousa Santos) para a massa de desempregados presentemente sem qualquer forma de proteção social.
Este número representa uma séria corrosão social e uma séria ameaça a uma das manifestações mais diferenciadoras da sociedade portuguesa nas últimas décadas, a coesão social.  Se bem que essa coesão tenha sido essencialmente obtida à custa da criação de emprego muito desqualificado e também à custa do incremento das formas de proteção social, o processo de corrosão que pode a ser associado ao limiar dos 400000 indivíduos sem proteção social é trágico e devastador.
Até porque, paradoxo dos paradoxos, se há rubrica de despesa que apresenta um desvio favorável face ao planeado (isto é, despesa inferior à planeada) é a da ação social. Ou seja, num panorama de execução orçamental desolador e gritante do ponto de vista da incapacidade governamental de domar o monstro centralista da despesa pública, a única rubrica em que o governo se esmera é o da ação social. Brilhante.
Para além disso, se quisermos levar à letra as infelizes palavras do Primeiro-Ministro sobre o desemprego como oportunidade, o seu discurso conduziria à peregrina tese de que esse estímulo ao empreendedorismo seria mais forte quando a proteção social terminasse. Absurdo e cruel. Mas, mais do que isso, sem evidência de suporte. Hoje, na primeira página do Público pode ler-se que só 0,5% dos desempregados cria o seu próprio emprego. E, como bem sublinham as jornalistas Ana Rute Silva e Raquel Martins, a mensagem do Primeiro-Ministro não se ajusta à realidade. Não haverá ninguém com duas ideias na cabeça (uma que baste) que  aconselhe Passos Coelho a não divagar para além da evidência próxima?

Sem comentários:

Enviar um comentário