quinta-feira, 24 de maio de 2012

7787



Sim. 7787 é o número implacável de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados, segundo números de desemprego registado recentemente publicados e respeitantes ao mês de Abril de 2012. Essa publicação é concretizada ao abrigo da Lei 4/2010: Estado civil do desempregado e condição laboral do cônjuge - 2011
A evolução do número de casais abrangidos por esta situação (ver gráfico acima) ilustra bem a escalada do fenómeno que tenho vindo a designar de “desemprego família” e constitui um marco de uma outra escalada, a da degradação do estatuto do desemprego e o aumento da probabilidade para que ele constitua um fator de anemia e inação social.
A publicação destes números não permite captar situações ainda mais graves de alargamento da situação de desemprego a formas de família alargada, cuja incidência penaliza seriamente a ocorrência de fenómenos de entreajuda familiar em quadros de família informal alargada. Os números não nos permitem também saber que percentagem destes casais não está já coberta pela proteção social no desemprego.
Tudo isto recomendaria que o governo, atónito primeiro, desorientado depois, finalmente incapaz de atuar perante o descontrolo em que a produção de desemprego está a ocorrer, desse mostra de alguma proatividade em atacar o problema. Ou será que a não proatividade também faz parte do síndroma do bom aluno na aceitação de uma via punitiva?

Sem comentários:

Enviar um comentário