quinta-feira, 31 de maio de 2012

JURO

Hoje recebi uma sms de um velho conhecido. Nada a ver com espionagem ou nomes para altos cargos, apenas um simples pedido de esclarecimento. Que presto com o maior gosto, socorrendo-me de um gráfico ontem apresentado numa peça da TVI sobre o comportamento dos juros da dívida pública espanhola e alemã ao longo do último ano. Não resulta assim clara a diferença entre juro e prémio de risco, respetivamente apresentados em termos de taxas e de pontos básicos?


Aproveito a oportunidade para chamar a atenção para mais dois aspetos absolutamente marcantes:
·         a forte evolução temporal descendente do rendimento associado às obrigações alemãs – o que resulta cristalino no gráfico de maior prazo (1990-2012) reproduzido do “Financial Times” (ver abaixo) e já levou Krugman a ironizar no sentido de que deveríamos ir a Tóquio apresentar desculpas ao imperador japonês quanto ao que fomos dizendo sobre a sua “década perdida”;
·         o modo como o mesmo “Financial Times” ontem media em dias pós-500 pontos básicos o “countdown” para um resgate espanhol que vai parecendo cada vez menos evitável.


Sem comentários:

Enviar um comentário