quarta-feira, 23 de maio de 2012

ADENDAS E BANK RUNS


A pequena vitória parlamentar que o PS hoje conseguiu com a aprovação da adenda sobre o crescimento é tragicamente uma minudência na situação a que a zona euro foi conduzida pela inépcia política das suas lideranças.
Certamente que o grupo parlamentar do PS sairá do recobro pós traumático que a assinatura do acordo com a Troika implicou e espera-se alguma energia futura, sobretudo agora que a relação de forças no seio da zona euro e da UE, mesmo que não tenha mudado radicalmente, apresenta fissuras para uma transformação possível.
Mas é de facto uma minudência face ao relevo das questões que se discutem fora do país e para as quais a nossa capacidade de influência é praticamente nula, ainda que os seguidores da tese do aluno bem comportado teimem em pensar o contrário, a começar pelo sempre em pé Barroso.
E trata-se de uma minudência sobretudo porque a crise grega e o risco da sua rápida extensão à situação espanhola entraram num ponto particularmente sensível que é dado pela eminência de fenómenos de “bank runs” (corridas aos bancos).
A mudança qualitativa tem o seu equivalente na inexistência compreensível de informação fidedigna seja sobre o montante efetivo de fuga de capitais e levantamento de depósitos e outras poupanças, seja pela dificuldade de confirmar a pretensa injeção de capital que o BCE terá feito nos bancos gregos via respetivo banco central.
A estimativa realizada pelo Barclays Research sobre a composição do financiamento dos bancos gregos em duas dimensões, as operações de mercado livre e a chamada “ajuda de emergência à liquidez” (ELA – emergency liquidity assistance), mostra claramente que é esta segunda variante que tem aguentado o sistema bancário grego (ver gráfico que abre este post). O Financial Times estimava esta semana que a Grécia já estará a utilizar cerca de 96 mil milhões de euros de ajuda de emergência, o que dá uma ideia indireta da corrida que estará em curso.
Como alguns economistas têm explicado ao longo desta semana, uma corrida aos bancos é um fenómeno de raiz irracional mas que, uma vez iniciado, se transforma numa adesão perfeitamente racional. O gráfico abaixo tenta medir com a imperfeição de informação existente o fenómeno da queda dos depósitos de famílias e empresas e simultaneamente medir o ritmo da sua variação.
Entramos a meu ver num estádio de evolução da crise que pode entrar em descontrolo absoluto e por isso é que a negociação nos próximos dias em Bruxelas terá a envolvê-la um contexto radicalmente distinto do que prevaleceu nos últimos arremedos de solução que já foram ensaiados.
Por mais adendas que tendam a emergir e por mais pequenas vitórias que tentem ser proclamadas, é nessa batalha negocial que tudo se decidirá.

Sem comentários:

Enviar um comentário