terça-feira, 15 de maio de 2012

BICAMPEÕES

Um breve interlúdio desportivo para assinalar o fecho da jornada 30 do nosso campeonato de futebol. E também para daqui saudar o meu amigo António Figueiredo pela “tolerância” com que se autorizou a presenciar a “justa comemoração de mais um feito dos dragões” – o que, a ter alguma coisa a ver com a sua vetusta idade (!), apenas comprovará a acrescida sabedoria dos mais velhos…

Porque o tal “Porto contrapoder” a que ele se refere como “marca mais relevante” do projeto do futebol portista corresponde bem à sua lúcida caraterização em termos de desnecessidade de “apoio interessado ou interesseiro de um poder qualquer que ele seja”. E não será à força de tanto o negarem que os provincianos da unicidade e do centralismo conseguirão obscurecer a evidência dos números: oito títulos nos últimos dez anos, catorze nos últimos vinte, dezanove nos últimos trinta, não esquecendo sete grandes troféus internacionais (2 Ligas dos Campeões, 2 Taças UEFA/Ligas Europa, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais) no último quarto de século. A competência desse “Porto alternativo” deu e dá muito trabalho!

Termino recorrendo a uma forma que poderá roçar o regionalismo bacoco, ajudado por uma infografia publicada pelo “Jornal de Notícias” a cujos responsáveis endereço a devida vénia. Perdoe-se-me então a pergunta: há quanto tempo foi bicampeão?

Sem comentários:

Enviar um comentário