quarta-feira, 16 de maio de 2012

À DIREITA




Bruxelas, anteontem, reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro. A visível diferença entre a política e o cinismo. Entre a direita dos princípios e a direita dos falcões. Como acontece, no interior do mesmo grupo político europeu – o dominante PPE (Partido Popular Europeu) –, com o atual presidente do Eurogrupo, o primeiro-ministro e das Finanças do Luxemburgo Jean-Claude Juncker, perante o responsável alemão que é candidato à sua sucessão na direção do Eurogrupo, Wolfgang Schäuble.

Este a insistir na estafada defesa de que “é indiscutível que o povo grego tem de sofrer as consequências de décadas de negligência” e a declarar friamente: “resta-nos apenas esperar que os gregos tomem a decisão certa”. E a ser imediatamente seguido pela obediente voz dos servidores de ocasião, no caso a Comissão Europeia: “se um membro do clube não respeita as regras, é melhor sair do clube”. Aquele, ao invés, a afirmar com alma: “Não contemplo, nem por um segundo, a saída da Grécia da Zona Euro. Isto é um disparate, isto é propaganda e temos de respeitar a democracia grega”.


Já o nosso Paulo Portas, que andava por perto, logo aproveitou para voltar à duvidosa e pouco solidária tese do nosso Governo: que “Portugal não é a Grécia” por mais isto e mais aquilo. Um momento de bem encenada doutrinação dos portugueses com foco nos olhos e ouvidos dos credores. Espero que assim não venha a ser, mas um determinado tipo de evolução dos acontecimentos ainda nos poderá levar a pagar com “língua de palmo” esta espertice rasteira disfarçada de estratégia…

Sem comentários:

Enviar um comentário