terça-feira, 8 de maio de 2012

E NÃO ANDARÁ PELA CÂMARA?



Embora não possa jurar tratar-se da versão integral, junto algumas das principais contas de um deplorável rosário:

·         Em Outubro de 2009, Manuel Fernandes Gonçalves é 13º na lista à vereação da Câmara Municipal do Porto pela candidatura “O Porto Primeiro” de coligação entre o PSD e o CDS, que é vencedora elegendo Rui Rio e seis vereadores.
·         Em Novembro de 2011, Gonçalves toma posse como vereador da Protecção Civil, Controlo Interno e Fiscalização da CMP, em substituição de Sampaio Pimentel.
·         Em 25 Janeiro de 2012, é anunciado que Gonçalves passa a tutelar a pasta do Ambiente e a presidir ao conselho de administração da Águas do Porto, lugares deixados vagos com a saída de Álvaro Castello-Branco para a empresa Águas de Portugal.
·         Em 27 de Janeiro de 2012, é noticiado que o vereador do Ambiente e administrador da empresa Águas do Porto foi declarado falido em 2008 e que tal determinaria, de acordo com a lei eleitoral autárquica, a sua situação de inelegibilidade em 2009. Rui Rio esclarece ter sido apanhado de surpresa com o caso e ter pedido aos serviços para analisar o caso, enquanto Gonçalves pede a suspensão de mandato.
·         A 7 de Fevereiro de 2012, em esclarecimento escrito apresentado ao executivo da Câmara, o vereador do CDS diz não ser verdade que tenha declarado falência nem tão pouco que tenha escapado a qualquer pagamento a qualquer credor. Aquele executivo aprova a suspensão do mandato do vereador “por 30 dias, renováveis por idênticos períodos, até que a reabilitação [financeira] esteja comprovada”.
·         Alguns dias mais tarde, um esclarecimento do gabinete de comunicação do município assegura que “Manuel Gonçalves não é, nem nunca foi, presidente da empresa Águas do Porto”.
·         Cerca de um mês depois, Gonçalves declara: “Tenho de cumprir 30 dias [de suspensão]. A partir daí posso regressar a qualquer momento. A suspensão pode ir até um ano.”
·         Ainda em início de Março, sabe-se que o Tribunal de Comércio de Gaia decretou em Janeiro a penhora de um imóvel ao vereador com mandato suspenso para pagar parte de uma dívida de mais de 238 mil euros aos credores.
·         Em 2 de Abril de 2012, é dado a conhecedor que o dito vereador pagou, através de terceiros, 102 mil euros de dívidas no quadro do processo de insolvência, tendo recebido o perdão de quase metade dos créditos reclamados (designadamente, BES e Unicre). É entretanto divulgado que uma das empresas credoras recebeu 48 mil euros pagos por um sacerdote de apelido igual ao do autarca.
·         Em 23 de Abril de 2012, a “Lusa” refere que Gonçalves fora também alvo de uma "acção de execução" de 1.964,07 euros solicitando "a penhora" do apartamento por ele detido em condomínio da Póvoa de Varzim.
·         Hoje mesmo, lê-se no “Jornal de Notícias” (ver acima) que o “Tribunal da Póvoa não encontra vereador”, explicando o corpo do texto tratar-se do cumprimento do pedido de “citação pessoal” da ação de perda de mandato iniciada pelo Ministério Público. Ao que o “Correio da Manhã” acrescenta que “atualmente, Manuel Gonçalves ainda tem de pagar mais de 238 mil euros a credores”.

Tudo em nome do rigor e da transparência, bem entendido…

Sem comentários:

Enviar um comentário