sexta-feira, 18 de maio de 2012

O CRONISTA


Vasco Pulido Valente (VPV, acima caricaturado por Fernão Campos em http://ositiodosdesenhos.blogspot.pt) é provavelmente o mais talentoso cronista português, muito em especial na forma escrita. Mas não deixa por isso de exibir as suas subjetividades, sejam elas decorrentes de estados de alma que o atravessam, de ódios de estimação que a vida o levou a acumular (quiçá muito justamente) ou de fixações que se lhe foram instalando a nível intelectual. Com as inerentes contradições, algumas das quais geradoras de conflitualidades inconsequentes – como a sua diatribe contra os sociólogos, que o António Figueiredo já aqui denunciou (post de 6 de maio) e ainda aguarda desenvolvimentos…

É visível quanto VPV gosta de se sentir “enfant terrible” e de se guindar a justiceiro de causas. Esquerda e “Europa” (com aspas, pois claro), em doses balanceadas, estão entre os principais alvos da ironia e do desprezo que comandam a sua matriz analítica, ainda que não deixe de introduzir quanto possível condimentos de ordem nacional (muitos absolutamente deliciosos, aliás). Mas à força de querer prosseguir uma saga impiedosa e arrasadora, VPV subtrai ou soma de acordo com critérios nem sempre óbvios ou até mesmo reveladores de lacunas e desconhecimentos de causa, o que por vezes não lhe permite acrescentar. Como quando frequentemente se refugia em vulgatas datadas ou “clichés” hiperbólicos. Ou como quando simultaneamente rejeita os malefícios do “economicismo” e importa os seus esquemas deterministas para sustentar a inevitável morte do Estado-providência e do modelo social europeu. Ou como quando confunde o processo comunitário de integração económica com assistencialismo e pedinchice. Ou como quando se refere a uma implícita virtude dos pagadores e a uma explícita improcedência de uma mutualização que dá por adquirida sem cuidar de avaliar os demais termos (incluindo alguns que o historiador conhece) de uma equação dotada de outra complexidade. Ou, ainda, como quando visa fazer passar axiomaticamente a tese da impossibilidade de um projeto europeu que, sem prejuízo de incontáveis avanços e recuos, já ultrapassou a meia-idade em condições de significativa estabilidade político-social e prosperidade económica.

E no entanto… Sim, no entanto, VPV pensa e faz pensar. Como bem o evidenciam os seus três artigos do último fim de semana no “Público”. Especialmente “A democracia e a ‘Europa’”, onde sustenta três ideias que vale a pena explorar e debater (criticamente, como se impõe): o nascimento da “Europa” numa situação histórica que não podia durar e de um conjunto de interesses que não se podiam reproduzir, a perda de uma força integradora provocada pelo fim da guerra fria e o consequente regresso dos nacionalismos, a criação da Zona Euro como ”último ato de um delírio obviamente destinado a acabar mal”.

Uma referência também a “E o resto?”, onde VPV aplica a sua acutilante mestria no prolongamento de uma focagem atenta – e mordaz como só ele consegue – das dimensões política, social e histórica de uma realidade lusitana que vê remetida a um irremediável destino de irrelevância e empobrecimento. Escreve desta vez: “A verdade é que o país, neste momento sem dinheiro, está intacto e pronto para voltar aos seus queridos vícios. O movimento ‘neoliberal’, que a esquerda tanto teme, não o abalou.”

Hiper-realista, VPV aceita o vazio e tem horror a uma sua qualquer ocupação. E como é da natureza da vida dar sempre razão ao pessimismo, as razões de VPV tenderão sempre a fazer vencimento final. Por acréscimo, no quadro de um sistema intrinsecamente contraditório e ciclicamente em crise.

Entre virtudes e defeitos, aplausos e apupos, sorrisos e irritações, verdades e injustiças, VPV nunca é neutro nem facilita a indiferença. Por isto e mais aquilo, é bom ir encontrando o cronista de Sexta a Domingo…

Sem comentários:

Enviar um comentário