terça-feira, 22 de maio de 2012

ECONOMIA AMERICANA



Maleitas de Ménière determinam alguma instabilidade de posts. De facto, blogar com vertigens não é lá muito agradável, o que poderá explicar nos próximos tempos alguma instabilidade de presença.
O post de hoje centra-se num gráfico publicado pelo Business Insider e tem por foco o comportamento do mercado de trabalho americano, designadamente a composição do desemprego, a partir de um contributo inicial de Mike "Mish" Shedlock, Global Economic Trend Analysis
O gráfico é extremamente impressivo. Pela primeira vez, a percentagem de indivíduos desempregados com mais de 25 anos que dispõe de algum grau universitário ultrapassa a dos indivíduos sem formação superior. A tendência é inequívoca e coloca seguramente novos desafios ao princípio de que a qualificação é retribuída no mercado de trabalho. Como é óbvio, os números não contrariam a tese de que a probabilidade dos mais qualificados em chegar ao desemprego é menor. Mas este ponto de viragem mostra que a economia do desemprego deverá merecer mais e melhor atenção nos próximos tempos. E, regra geral, a economia americana, apesar da sua especificidade, costuma ser o farol destas coisas. Oxalá.

Sem comentários:

Enviar um comentário