segunda-feira, 28 de maio de 2012

GENTE LÚCIDA

Enquanto a queda do euro para valores de 2003 vai dando algum fôlego aos exportadores europeus e também aos portugueses que conseguiram, nos últimos tempos diversificar mercados para lá da UE, têm-se sucedido no debate internacional sobre o tema argumentos pragmáticos para uma saída consistente. Consistente tendo em conta a possibilidade da situação grega poder ser resolvida no seio da zona euro, já que a sua saída equivalerá a uma implosão desta última.
A capa do Economist aqui invocada pelo Freire de Sousa entra nesse campo de lucidez pragmática, que tenderá a embasbacar os aprendizes de ideólogos bons alunos que defenderam a inevitabilidade da purga punitiva imposta pela pretensa confiança dos mercados. E, por muito que custe a reconhecer a José Pacheco Pereira e a António Lobo Xavier, o efeito Hollande aconteceu. Não pela radical mensagem das suas propostas para uma França que precisava de abordagem séria e de menos piruetas mediáticas, largamente apadrinhadas pela parceira Merkel, mas sobretudo pela mudança da relação de forças da discussão no seio da zona euro. Aliás, tal mudança estava já algum tempo a ser antecipada pela evolução da imprensa especializada, também impregnada da tal lucidez pragmática.
Entre esta gente lúcida e pragmática está seguramente o comentador e analista do Financial Times Wolfgang Münchau. Ele tem sido uma das raras vozes a distinguir o que é que deve ser feito a curto prazo, só com exigências legislativas, mas sem necessidade de alteração de tratados, embora combinado com alterações mais a longo prazo. Esta distinção é crucial, pois para as primeiras não basta enunciar a firme decisão de mudar, é necessário fazer.
Entre as primeiras, Münchau propõe a criação de um esquema de seguro de depósitos que assegure a todo o cidadão que os seus depósitos sejam pagos em euros, acaso o seu país tenha de abandonar a zona euro. Esta sim, é uma medida de reposição da confiança. Para além desta medida crucial, propõe ainda um mecanismo que determine a imposição, sem vetos nacionais, da recapitalização dos bancos.
Mais a longo prazo, surgiriam então as grandes alterações no sentido de uma nova união fiscal, eurobonds para uma fração considerável de dívida existente, podendo abranger a já mencionada solução dos “títulos de investimento” para financiar grandes investimentos de longo prazo com intervenção do BEI. A alteração estatutária do BCE entraria nesse campo de alterações, determinando a obrigatoriedade de responsabilização pela estabilidade financeira.
A pausa europeia da última quarta-feira pode sugerir que há matéria em discussão sob esta orientação.
Resta a questão de acomodar o mais que possível “default” grego ainda integrado na zona euro. Nesse caso, o forte aumento que seria necessário assegurar para os fundos do Mecanismo Europeu de Estabilidade tenderia a precipitar a necessidade de antecipar as medidas que implicação alteração de tratados.
Mas a implosão não está afastada.
Gente lúcida, pragmática. Esperemos que não apenas no comentário, mas também nos bastidores de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário