quarta-feira, 16 de maio de 2012

TAXA DE DESEMPREGO: INTERROGAÇÕES OU SIMPLESMENTE EVIDÊNCIAS?


A publicação por parte do INE em dois dias seguidos do comportamento do PIB e da taxa de desemprego (edição do 1º trimestre de 2012 das Estatísticas do Emprego) permite explicar parcialmente alguma desorientação do governo na compreensão dos sinais do mercado de trabalho.
A propósito da trapalhada do envio das estatísticas do desemprego antes do conhecimento ao Parlamento, já se tinha ouvido do Ministério das Finanças a afirmação de que a taxa de desemprego apresentaria um comportamento dissociado do da atividade económica e daí alguma perplexidade. De facto, o comportamento recessivo do PIB revelou-se ligeiramente inferior ao esperado, ao passo que a taxa de desemprego parece escapar à previsão do governo, o que não deixa de ser paradoxal dada a formação académica do Secretário de Estado do Emprego.
O comportamento menos recessivo do que o esperado para o produto interno prende-se sobretudo com a resiliência do setor exportador, à revelia de qualquer política pública para tal orientada, e com apesar de tudo um recuo inferior ao esperado do consumo privado, esse mais difícil de interpretar.
No comportamento da taxa de desemprego, parecem estar a coexistir em meu entender a consequência óbvia da terapia recessiva imposta à economia portuguesa e a destruição de emprego ainda resultante da mudança estrutural da economia portuguesa em adaptação ao processo de globalização com euro acima do nível de desenvolvimento da economia portuguesa. Acresce que a desalavancagem do setor de não transacionáveis não só através do crédito mas também da compressão do consumo impõe a destruição de emprego em atividades que historicamente sempre apresentaram níveis altos de absorção de emprego desqualificado. Quando se está em presença de mudanças estruturais como a que foi anteriormente sintetizada, a previsão da variável desemprego torna-se mais instável, projetando-se essa instabilidade nos parâmetros de base que suportam a previsão. Não será por acaso que as variações homóloga e trimestral do número de desempregados são mais elevadas, com 423 400 indivíduos à procura de novo emprego nos serviços.
A informação publicada pelas Estatísticas do Emprego não permite leituras mais finas no plano setorial, o que deixa para mais tarde a sua concretização.
Uma outra nota relevante diz respeito à dinâmica de fluxos entre as situações de emprego, desemprego e inatividade (ver gráfico abaixo).
 (Fonte: Estatísticas do Emprego 1º Trim. 2012, INE)
Tem particular relevância a dinâmica dos fluxos que têm por origem a situação de desemprego:
  •  Cerca de 69% permanece na situação de desempregado;
  • Cerca de 17% consegue regressar ao emprego;
  • 14% desloca-se para a inatividade.
Os inativos desencorajados, isto é, que não expressam vontade de voltar ao mercado de trabalho, aumentaram num ano de 50%, passando grosso modo de 60000 para 90000 indivíduos.
Do ponto de vista regional, assinalo os seguintes tópicos no comportamento da taxa de desemprego:
  • Confirma-se que a base produtiva da região Centro é mais resiliente do que a do Norte (11,8% contra 15,1%);
  • A Madeira e o Algarve (sobretudo este último com 20% da taxa de desemprego) confirma a fragilidade de um modelo de crescimento dominado pela relação turismo-imobiliário;
  •  A região de Lisboa (16,5%) viverá sobretudo o impacto da desalavancagem dos serviços;
  • O Alentejo confirma a ausência de atividades motoras de criação de emprego);
  • Os Açores são a única região a par com o Centro que consegue reduzir a taxa face ao trimestre anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário