quinta-feira, 24 de maio de 2012

NÃO ME COMPROMETA

Do blog Tela de Letras: "De tanto recusar-se a tomar partido, criou o complexo de 'Pôncio Pllatos', vivia lavando as mãos."

A posição do Primeiro-Ministro Passos Coelho sobre o regresso da pressão europeia sobre a Alemanha para equacionar diferentes formas de monetarização da dívida, a já popular emissão de eurobonds, começa a ser intrigante no seu seguidismo às posições alemãs. Creio que a posição é essencialmente marcada pela opinião do Ministro das Finanças Vítor Gaspar nessa matéria, que não esquece a casa mãe, o BCE, donde brotou para o Governo. A posição do Primeiro-Ministro, inspirada ou não pelo mais coerente e também mais ortodoxo Ministro das Finanças, lembra-me um dito popular que algum humorista que perdi na memória deve ter difundido e que consistia na fórmula “Não me comprometa”.
Não me parece haver no Governo e laboratórios de produção de ideias em Portugal com ele identificados ou a trabalhar para o mesmo reflexão e investigação credíveis que justifiquem um seguidismo tão pouco crítico em relação às posições essencialmente do Banco Central alemão. Até porque as vozes que se têm adicionado à defesa de diferentes variantes dos eurobonds não têm enfrentado contraditório que se veja.
Intriga-me se a posição seguidista é de simples fachada tática e se, pelo contrário, nos cenários da discussão o governo português emite opinião e participa proactivamente na discussão. Ou se, para mal dos nossos problemas, o seguidismo segue o mesmo padrão reverencial nos bastidores (nos quais certamente a TVI não se atreverá a entrar mais).
Se for esta a tendência, então o título do post deveria antes ser “não nos comprometa”, antes que seja tarde e não haja recuo.

Sem comentários:

Enviar um comentário