quinta-feira, 24 de maio de 2012

“O MENOS É MAIS”



Foi anunciado esta semana que o sucessor de Manuel António Pina como vencedor do Prémio Camões é o escritor brasileiro, paranaense e curitibano Dalton Trevisan (acima caricaturado no traço de Fernando Romeiro em http://circunstanciall.wordpress.com).

Conheço mal a vasta obra deste prestigiado contista da literatura brasileira de 87 anos, cuja alcunha – “O Vampiro de Curitiba” – provém de um dos seus livros mais antigos (1965) e badalados. Louvo-me assim no modo como o júri fundamentou a sua escolha unânime: “Dalton Trevisan significa uma opção radical pela literatura enquanto arte da palavra. Tanto nas suas incessantes experimentações com a língua portuguesa, muitas vezes em oposição a ela mesma, quanto na sua dedicação ao fazer literário sem concessões às distrações da vida pessoal e social”.

Uma fundamentação que quadra bem com a descrição que do autor é feita por Duílio Gomes, em citação que retiro do blogue “Aventar”: “Seu nome: Dalton Trevisan. Seu instrumento de trabalho: o conto. Sua vítima: o leitor incauto. Sua meta: amedrontar, deliciando. Sua cara: pouco veiculada. Seu endereço: desconhecido. Seu diálogo com o público: um monólogo interior. Sua foto mais conhecida: a tirada por um repórter com teleobjetiva atrás de uma árvore em uma tarde de outono. Seu número de telefone: nem mesmo sua família sabe.”



Mais prosaicamente, e no que me diz respeito, aqueles tempos de rotineiras passagens pelo Brasil a que aludi no post de 14 de março também me trouxeram alguns momentos bem passados na companhia de Dalton Trevisan. Fui à estante e lá estavam os dois títulos do início do século – “Pico na Veia” (2002) e “Capitu Sou Eu” (2003) – que dele tão prazenteiramente li entre a cama do meu quarto no “L’ Hôtel” e algumas insónias na travessia do Atlântico. Talvez – consciencializo-o melhor agora com a ajuda de Allison Leão e Zemaria Pinto (http://palavradofingidor.blogspot.pt) – porque Dalton Trevisan “pratica o nanoconto mas não sabe” e, dizem eles, “o romance ganha por pontos; o conto, por nocaute (lembrou Cortázar); o nanoconto é um tiro de bala dundum na mente do leitor incauto”.

Escolho um. Sem preocupações de representatividade ou quaisquer outros critérios lógicos, quiçá apenas por razões de atualidade: “ – Puxa, que sorte a minha. Sempre na luta por um emprego. Balconista, vendedor de enciclopédia, sacoleiro. Até vigia de banco. Limpando a arma, epa! Um tiro no joelho… Nem foi de propósito, pela indenização. Meses de fisioterapia. Quase bom, epa! Tropeço aqui e ali: uma pedra invisível. A desculpa da crise e sou despedido. Acha pouco, ô meu? A mãe doentinha, lá se vão as economias. Seis meses na enfermaria e morre. Sabe a Marta, namoradinha desde menina? Me devolve a aliança. Noivo sem futuro, já viu. Passo no concurso de carteiro. Agora na lista de espera. Olha aqui, epa! O meu nome sublinhado. Nem tudo está perdido.

Daqui saúdo D. Trevis e lhe envio o meu agradecimento…

Sem comentários:

Enviar um comentário