segunda-feira, 14 de maio de 2012

POLÍTICAS PÚBLICAS E TERRITÓRIO



Amanhã, terei oportunidade de participar no ciclo de seminários Políticas Públicas e Território no Laboratório Associado Instituto de Ciências Sociais (ICS), em sessão moderada por Nuno Vitorino e com a companhia de Duarte Rodrigues do Observatório do QREN.
É sobretudo uma oportunidade de regressar a um dos meus temas preferidos de investigação, a territorialização de políticas públicas (TPP), discutindo-o do ponto de vista do futuro das políticas comunitárias que se abre sob a Estratégia Europa 2020.
Mais imposta do que assumida, a TPP evoluirá como resultado ou pressão de dois efeitos de sentido e origem contrários: externo (comunitário) e interno (territorialização dos efeitos da crise) com sérios desafios de governance e reduzidas experiência e vontade de aprendizagem organizacional.
Um dos exercícios que merecerá atenção futura consistirá em analisar quais serão as principais implicações das iniciativas emblemáticas da estratégia 2020 do ponto de vista do apelo aos diferentes níveis de aplicação de políticas públicas: nacional, regional e local/intermunicipal. Parto para essa reflexão com a seguinte hipótese de trabalho:


1 comentário:

  1. CNPD e serviços secretos, quem guarda os guardas?

    http://resistencia06.blogspot.pt/2012/05/cnpd-e-servicos-secretos-quem-guarda-os.html



    Obrigado!

    ResponderEliminar