sábado, 12 de maio de 2012

ENDROMINARÁ?

Sexta-Feira, final do dia, semana de trabalho acabada. Volante em punho, reparo que há sorrisos nos lábios de alguns pares automobilistas. Procuro também pertencer a essa franja crescente de portugueses que sintoniza o rádio do automóvel na TSF depois do noticiário das 19 horas para fruírem do “Governo Sombra”.

A cena repetiu-se ontem, com o programa a começar numa observação deliciosa de Ricardo Araújo Pereira a uma das frases que por estes dias marcaram a politiquice nacional: o ministro das Finanças respondendo a acusações que lhe eram dirigidas na AR, pausadamente como só ele sabe, com um “eu não minto, eu não engano, eu não ludibrio”.


Foi então assim: “Se uma pessoa diz ‘eu não minto’, nós supomos que está a referir-se a todos os sinónimos da palavra mentir. Quando uma pessoa diz ‘eu não minto, eu não engano, eu não ludibrio”’, ou seja, quando a sinonímia não é completamente exaustiva, há uma margem para perguntar: mas ele não disse que não endrominava, endrominará? Intrujará? Será que aldraba?”. Elementar, meus caros…

Sem comentários:

Enviar um comentário