quinta-feira, 17 de maio de 2012

BANKIA …RROTA

(Manuel Bruque, EPA)

A confusa e pouco transparente nacionalização do BANKIA em Espanha evidencia bem que o que nasce torto (dúbio) nunca mais se endireita (clarifica). O significado político da insolvência eminente daquele banco espanhol, anteriormente presidido por Rodrigo Rato, uma personalidade eminente da direita espanhola, surgiu diluído no vendaval que atormenta a economia espanhola. De facto, com a bolsa em queda brutal e os prémios de risco a tocarem a fasquia fatídica dos 500 pontos, a nacionalização do BANKIA viu o seu significado político desvanecer-se. Claro o que salta para a opinião pública espanhola é sobretudo a indeterminação quanto à solidez do sistema bancário e financeiro espanhol e sobre o que permanecerá ainda obscuro por detrás do que vem à superfície.
Mas o artigo de Josep Romaneda no El País de hoje é particularmente oportuno pois se concentra no significado político do processo BANKIA.
Vale a pena citar:
“A crise do Bankia é muito grave para o PP porque é o fim do mito dos paraísos da direita: Valência e Madrid. Bankia é a soma da Caja Madrid e de Bancaja. Ou seja, os dinheiros do fartar vilanagem valenciano e da omnipotência madrilena, que o PP apresentava como exemplos de êxito económico, de modernidade, de progresso. Afinal estava cheio de enganos e de territórios obscuros. Com a queda do Bankia, o PP perde a credibilidade como gestor, que tanto alardeava enquanto que a quimera do ouro ia fazendo estragos nos seus territórios exemplares.”
Quem escreve assim … de facto não desvaloriza o significado político das coisas mesmo que a envolvente económica seja de vendaval desfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário