terça-feira, 27 de novembro de 2012

INÉRCIAS E DESORDENS TERRITORIAIS



Dia intenso, ainda em Lisboa, com trabalho pelo meio e a sempre inevitável pressão de uma intervenção inicial na sessão Território e Desordens, na Conferência dos 50 anos do ICS, sob a moderação do colega José Manuel Rolo do ICS.
Primeiro, sob a pressão de um estatuto de outsider de dupla natureza: geográfica (único interveniente na Conferência com atividade atual a norte do Mondego, embora acompanhado por muitos deslocalizados, residentes mas não naturais de Lisboa); de vivência face à investigação (um andarilho do planeamento com tempo escasso para a investigação no seio de investigadores, profissionais apesar dos cortes.
Depois, com a curiosidade de conhecer a reação de uma proposta de abordagem ao tema, inspirada nas minhas raízes teóricas: economia do desenvolvimento e evolucionismo económico.
Ideia central: as dinâmicas territoriais em curso no país combinam situações de profunda inércia estrutural (regularidades) com manifestações disruptivas (desordens), cujo resultado concreto decorre essencialmente dos impactos territoriais da ascensão, declínio e esgotamento de um modelo de crescimento económico que animou, primeiro e depois bloqueou o desenvolvimento do país. Esse modelo, já aqui neste espaço reiteradamente mencionado, é baseado em dois elementos motores: infraestruturas e bens não transacionáveis, por um lado e dimensão extensiva, por outro (relação de cumplicidade entre baixas qualificações e baixos salários, indutora de não inovação).
Os mecanismos através dos quais esta ascensão e esgotamento interagiu com os territórios são vários e complexos, mas há dois que condicionam fortemente essa interação: a dotação demográfica (fator de alimentação crucial do crescimento extensivo) e a dotação em recursos de conhecimento (fator crucial de natureza disruptiva). Mostro no paper, que ainda exige alguns afinamentos para uma possível publicação, que a fase de ascensão do modelo exigiu fatores de alavancagem e esses foram inequivocamente o financiamento bancário, o investimento público e a co-participação comunitária. Esta última foi exercida contribuindo inequivocamente para a exacerbação da dimensão infraestrutural do modelo de crescimento e não conseguindo contrariar a dimensão extensiva e de baixa qualificação do mesmo. A tensão entre as duas dotações (demográfica e conhecimento) é visível, por exemplo, nas inércias e desordens que continuam a caracterizar comparativamente os territórios do Norte/Centro e da região de Lisboa, já que são aqueles territórios que concentram as massas críticas mais representativas das duas referidas dotações. Essa comparação não tem nada que ver com uma perspetiva maniqueísta (Norte-sul) das dinâmicas territoriais que o Professor Jorge Gaspar sugeriu existir nesta abordagem. Tipologias sim, maniqueísmo não.
Aliás, pareceu-me haver alguns cruzamentos possíveis entre a abordagem que proponho e o início de uma investigação empírica apresentada na sessão pelo amigo Professor João Ferrão. Os antecedentes empíricos da minha reflexão situam-se essencialmente nos trabalhos do já muito desativado DPP (sob a orientação do sempre diligente e rigoroso Natalino Martins, hoje também já aposentado) e respeitam aos períodos 1995-2000 e 2000-2005(6), completados com informação ainda por mim pouco trabalhada das Contas Regionais para os anos 2007 a 2010 (preliminar a informação de 2010). O ensaio de João Ferrão tem por referência a escala do município e integra informação “famílias” e “empresas” para os períodos 2005-2007) (pré-crise) e 2009-2010 (fase inicial da crise). É curioso sublinhar que na investigação de João Ferrão as inércias estruturais de que falei na minha intervenção estão claramente presentes, mas a comparação entre os seus dois períodos de análise confirma agravamento dos indicadores “famílias” e “empresas” em termos diferenciados. O número de municípios com indicadores abaixo da média do continente cresce 30% para a dimensão “famílias” e 60% na dimensão empresas. E, o que é mais relevante, os resultados parecem sugerir novas tipologias territoriais de situações-problema que não encaixam bem nos velhos paradigmas do norte/sul, litoral/interior e urbano/rural. Quatro territórios aparecem claramente mais vulneráveis: Península de Setúbal, Baixo Alentejo, Algarve e Lezíria.
Muita matéria para conversa frutuosa com o João Ferrão e até quem sabe para algum esforço de aprofundamento empírico conjunto, se isso é permitido a um andarilho do planeamento com a tensão recalcada de dedicar pouco tempo a estas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário