terça-feira, 27 de novembro de 2012

A GRÉCIA E O NOSSO AMIGO JUNCKER


Os matutinos alemães já anunciavam ontem que, muitas ameaças depois, era finalmente dia de pagamento (“zahltag”).

 

Após 13 horas de reunião, o Eurogrupo (liderado por Jean-Claude Juncker, acima caricaturado em http://www.tanea.gr) anunciou um compromisso suscetível de permitir o desbloqueamento de cerca de 44 mil milhões de euros para a Grécia, fazendo acompanhar o acertado plano de redução da dívida pública grega (“schuldenabbau”) de outras melhorias condicionais (redução das taxas de juro, designadamente).


Os matutinos gregos de hoje corresponderam como puderam (“smile”) à nova e balsâmica decisão de “mais tempo e mais dinheiro”.


Quanto a nós, resta-nos a esperança do “se havia alguém nesta sala” com que o emocional Juncker nos brindou à saída da sua conferência de imprensa. Na íntegra: “Se havia alguém nesta sala que fosse amigo de Portugal e da Irlanda, que fazem parte dos meus países europeus preferidos, por motivos óbvios, sentimentais e pessoais, sou eu, e assim será tratado de uma forma que não irá desagradar nem a Portugal nem à Irlanda.”


Porque Passos, esse, lá continua a repisar obstinadamente: “Eu não conheço ninguém que tivesse admitido que não conseguia atingir o objetivo que contratou e que tivesse a seguir melhores condições do que aquelas que foram antes negociadas”…

Sem comentários:

Enviar um comentário