sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DIVISÃO ANUNCIADA



Hesito em focar-me na já confirmada derrapagem orçamental 2012 segundo os números hoje publicados pela Direção Geral do Orçamento ou se, pelo contrário, devo dar atenção às vicissitudes de outro orçamento, o comunitário. Fico-me pelo último. O problema orçamental português tem uma configuração conhecida, o governo não controla já os efeitos da estratégia de consolidação de contas públicas que teima em aplicar. A interrogação parece estar apenas em saber até quando aguentará essa falta de controlo, projetando sobretudo o que pode acontecer de similar na execução orçamental de 2013.
As vicissitudes do orçamento comunitário projetam questões mais amplas, que se abatem sobre toda a indeterminação que reina ainda sobre a zona euro e sobre a sua sustentabilidade.
Poderá dizer-se que a cimeira hoje concluída terá começado com uma divisão bem mais significativa entre o chamado grupo da melhor despesa (Alemanha, Finlândia, Holanda e Reino Unido) e o grupo da coesão, essencialmente liderado pela França, Itália e Espanha. Segundo rezam os relatos do Financial Times, a cimeira terá acabado com uma divisão estimada em cerca de 30 mil milhões de euros, o que explicaria alguma esperança em concluir a aproximação na reunião do próximo janeiro de 2013. Portugal seria atraído para o possível acordo com uma espécie de bónus de mil milhões de euros, destinado a compensar a perda estimada de fundos estruturais face ao período de programação anterior.
A questão crucial não está no valor do desvio financeiro entre as duas grandes famílias de posições no Conselho dos 27 quanto ao valor do orçamento comunitário. A questão relevante está na progressiva rotura quanto à chamada solidariedade europeia. O princípio da “melhor despesa” não é em si mesmo o fator da divisão. A aplicação de fundos estruturais nos países da periferia, seja na economia do sul, seja nas economias do leste, tem telhados de vidro e, diga-se, de vidro bastante vulnerável a uma ofensiva crítica quanto às condições concretas da sua aplicação e sobretudo quanto aos seus impactos. Não é, assim, o princípio da “melhor despesa” que está na base da crise de solidariedade que mina hoje. De facto, o grupo da “melhor despesa” é aquele que se recusa a compreender que a recessão global de um espaço económico com a importância da União Europeia só pode hoje ser combatida com o relançamento das economias motoras e não com o processo de desvalorização nominal e de empobrecimento que estão a ser impostos às economia do sul. Maior integração política neste contexto será sempre um tiro no escuro. E sobretudo maior integração política que começa pelo pacto fiscal e só mais tarde tocará os aspetos da união bancária e monetarização da dívida transformará a superação da crise das dívidas soberanas no maior fator de agravamento de desequilíbrios económicos no interior da União. Tais desequilíbrios agravados minarão irremediavelmente o projeto Europeu. Neste contexto, por mais paradoxal que possa parecer, o euroceticismo britânico e os riscos de abandono do projeto europeu por parte do Reino Unido serão o problema menor.
Van Rompuy não será certamente o visionário das grandes negociações que o impasse criado exigiria. Mas a carência crucial não é de grandes negociadores, embora ajudassem. O problema é a progressiva adulteração do projeto europeu, que caminha para um não retorno.

Sem comentários:

Enviar um comentário