segunda-feira, 26 de novembro de 2012

REFUNDAÇÃO?


(“O Cartoon do António”, http://expresso.sapo.pt)

Ainda no mesmo “Quadratura do Círculo”, pareceram vir finalmente ao de cima alguns compromissos dificilmente conciliáveis num Lobo Xavier cuja tibieza contrastou com as pragmáticas certezas de António Costa. Embora estas, infelizmente, de muito duvidosa aplicabilidade – como seja: “O que é necessário fazer é ser realista. E o que é que é ser realista? Ser realista é o Governo ter que chamar os parceiros e dizer: ‘meus amigos, este caminho, está demonstrado, não produziu os seus resultados’. (…) Este memorando tem que ser renegociado. (…) Não é ajustar, ouça, já não estamos em momento de ajustar, já nem é uma questão de meia dose, nem é uma questão de mais tempo, é necessário um programa diferente.”

Pacheco Pereira - já o suspeitávamos - é bem menos otimista/voluntarista do que Costa. Assim o veio exprimir no seu notável artigo de sábado no “Público” (“Os intelectuais e a ‘anulação do destino’”), tão deprimente quanto lúcido. Nele se fala, temo que em termos largamente apropriados, de sofrimento e de um futuro que acabou para muitas gerações às mãos de um “glorioso plano de ‘refundar’ Portugal como um país estruturalmente pobre”…
 
Volto àquele programa televisivo. Onde a intervenção de António Costa valeu, sobretudo, pela escorreita síntese expositiva que fez sobre o passado recente que nos trouxe até aqui. Assim: “O acordo começou mal, começou mal. Porque, por razões que têm a ver com a política nacional, este acordo teve de ser negociado por um Governo que estava demitido, a dois meses de eleições, que negociava a meias com o partido da oposição; que estava simultaneamente a fazer oposição ao Governo mas simultaneamente através do dr. António Borges na direção do FMI, através do dr. Durão Barroso na direção da Comissão Europeia e através do professor Gaspar no Banco Central Europeu e, com os relatos que hoje são públicos e que toda a gente conhece, com uma atuação calamitosa do dr. Eduardo Catroga e outros personagens… E, portanto, este acordo foi negociado por um Governo que já não existia, por um País que estava em estado de necessidade e que, portanto, tinha a postura negocial que tem a credibilidade que um prisioneiro sob tortura tem relativamente à verdade. E, portanto, isto desde o princípio esteve mal.”

Sem comentários:

Enviar um comentário