quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A EUROPA DO NOSSO DESCONTENTAMENTO

(Christian Adams, http://www.telegraph.co.uk)


É altamente desconfortável sentir a terra a fugir debaixo dos nossos pés. Pois é cada vez mais essa a sensação que me invade a propósito da chamada “construção europeia”. Algo que se aproxima a passos largos de não ter passado de uma utopia bem-intencionada e/ou de uma enorme mistificação.

Hoje é dia de Cimeira. Em discussão, o próximo orçamento de longo prazo (2014-2020). A propósito, o “Financial Times” deu conta dos quatro tópicos de mais saliente clivagem entre os Estados membros (infografia abaixo) e a RTP sintetizou a ordem de grandeza das diferenças existentes entre as principais propostas em presença (gráfico abaixo).




O resultado imediato releva porque é enorme o que está em jogo para muitos países, governos e cidadãos. Mas a divisão entre os 7 “Friends of Better Spending” e os 15 “Friends of Cohesion” e a barganha em torno de catalisadores ou congelamentos, com o devido acompanhamento em ameaças de vetos para todos os gostos, bem podem significar, largamente mais do que tudo isso, a frustrante comprovação de que a vida física da maioria de nós coincidiu com uma espécie de hiato perdido na História…

Sem comentários:

Enviar um comentário