sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ESTARÁ TUDO JONET?



Já não nos bastava o “ai aguenta, aguenta”, agora temos a madame Jonet a dizer das suas. O trocadilho não é meu, é do cada vez mais fino Bruno Nogueira, mas vem a preceito para descrever esta situação. Isabel Jonet na sua entrevista a Ana Lourenço na SIC Notícias dissertou sobre a pobreza em Portugal, afirmando que não há miséria no país. Mas, não satisfeita com isso, assumiu-se como guru da mudança de mentalidades, uma espécie de Ghandi para consumo interno, propagando o reencontro de cada um com a frugalidade, aprendendo a viver com o mais básico.
Não há qualquer novidade neste aparente dislate. Esta gente que respira por todos os poros a cultura OPUS DEI, independentemente de estar ou não estar na organização, não engana ninguém pelo menos a mim. É tudo uma questão de tempo, um deslize desta natureza surgirá numa esquina do tempo qualquer, os valores intrínsecos não podem ser disfarçados por mais campanha de comunicação a ajudar (o inefável Marcelo dos domingos não se cansa de a elevar aos píncaros, ao colo da sua influência). Pois neste caso, a confusão é absoluta. Jonet pode ter a opinião que entender sobre as manifestações da pobreza em Portugal. Se gosta de controvérsia que a assuma e a defenda se tiver unhas para isso. Mas neste caso o que é preocupante é querer arvorar-se como representação da pureza de valores, dando lições de vida e de maneira de estar aos mais pobres. Confundir questões de sensibilização ambiental e de economia de recursos com fundamentos para a negação das evidências da miséria equivale a respirar arrogância ética e de valores que é incompatível com o exercício de funções na área social.
É este tipo de gente que, em qualquer circunstancialismo histórico de suspensão da democracia, constituirá um perigo público, pois tenderá a impor, sabe-se lá por que meios, os seus valores a toda a comunidade. Por isso, para um mundo de gente humana e imperfeita, com todos os seus custos, a democracia e a sua pluralidade são indispensáveis. Espero de facto que nem tudo esteja Jonet!

Sem comentários:

Enviar um comentário