quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES E SINAIS



Nestes dois dias de contacto mais próximo com a realidade francesa e com parte da sua imprensa, o Libération de hoje faz-me invocar um tema que aparentemente está fora das minhas cogitações e das minhas preocupações profissionais, mas que tem que se lhe diga.
Podemos até atribuir-lhe um nome de código, L’affaire Merah, para adensar a interrogação.
Todos se recordam que, em Março deste ano, a cidade de Toulouse foi abalada por um ataque à Escola judia de Ozar-Hatorah, no qual um adulto e três crianças foram mortos. Sabia-se que o governo de Sarkosy tinha na altura tratado a situação de modo muito pouco profissional e que o autor do ataque, Mohamed Merah tinha sido morto no cerco ao seu apartamento, depois de um cerco de cerca de 32 horas.
Hoje, porém, e o Libération faz eco disso, é possível reconstituir praticamente todo o processo que se desenvolveu antes do ataque à Escola judia, integrando designadamente a morte de três militares, havendo conexões entre os eventos.
O que se sabe é que as autoridades regionais da Direction du Renseignement Intérieur (DRRI) tinham oportunamente fornecido ao Departamento Central (DCRI) todas as pistas em torno do movimento salafista que se organizava na região, com mais do que indícios de que a probabilidade de Merah estar envolvido nos assassínios dos militares atrás referidos era elevada. Mais do que sinais, informações recolhidas justificariam uma maior vigilância de Mohamed Merah. E, como nestas coisas há sempre a outra face da responsabilização, as famílias atingidas pelo ataque à Escola judia reúnem presentemente elementos com os seus advogados para responsabilizar o DCRI pela sua incapacidade de tratar pertinentemente a informação recebida.
O caso Merah vem de novo suscitar o tema das informações recolhidas por estes serviços especializados e em torno dos quais há que identificar os sinais que podem conduzir a ações preventivas que possam evitar acontecimentos como os de Toulouse.
Como é óbvio, a massa de informação que chega aos desencriptadores é gigantesca e existem métodos de análise de dados que apuram metodologias de triagem de grande sofisticação. Tudo isso é antecipável e conhecido. Mas a pesquisa que existe sobre estes temas mostra que, por vezes, não é a sofisticação dos processos de tratamento a fazer a diferença decisiva, embora a potencie. Frequentemente, a chave do enigma está em sinais para cuja interpretação é necessária intuição que complete todo o processo de sofisticação de “data mining” e outras técnicas associadas.
Num artigo que a New Yorker dedicou ao tema já há algum tempo, foi demonstrado que um dos pilotos que destruiu as Torres Gémeas no 11 de Setembro tinha sido identificado uns tempos antes no aeroporto de Miami como autor de um aparecimento tudo menos reservado. Inscrito e frequentando uma Escola profissional de voo, o terrorista numa das aulas de prática de pilotagem numa pequena aeronave infringiu todas as regras estabelecidas e chegou mesmo a invadir uma zona proibida da pista. Pergunta-se: teriam os serviços secretos ou de informações subavaliado o interesse daquele sinal concreto?
O caso de Toulouse é bem mais explícito do que o do terrorista distraído de Miami. Merah esteve sob vigilância pelos serviços regionais e teria sido a estrutura pesada, centralizada e hierarquizada do DCRI que terá determinado o levantamento desse acompanhamento que viria a revelar-se fatal.
Mas a questão subsiste. Há informações que só a posteriori e em contexto de desenlace vão adquirir todo o seu significado, daí a relevância dos tais sinais e da sua interpretação.
Cansado de viagem, terá sido mais um episódio da Medium na Fox Life que desencadeou esta reflexão. Por mais estranho e obtuso que possa parecer, este é um tema crucial para o planeamento estratégico em contexto de incerteza, que nos leva ao papel da intuição como elemento complementar do desbravamento sofisticado do data mining.

Sem comentários:

Enviar um comentário