sábado, 1 de dezembro de 2012

AINDA NO REGISTO LOCAL



Se ontem foram os restaurantes, hoje são as livrarias de bairro, que continuo a reconhecer como algo de essencial a uma ideia de quarteirão cultural, agora tão na berra do cruzamento das políticas urbanas e culturais. A VELHOTES não integra infelizmente um espaço de quarteirão cultural, mas está numa das zonas mais nobres de Vila Nova de Gaia (ou eu não viva lá, desculpem a graça), de malha urbana totalmente estabilizada e já com os ciclos de vida a influenciarem o seu quotidiano (peso já visível de estratos etários elevados e de população reformada), tem uma excelente Escola Secundária ao pé (a António Sérgio, alindada, que dá gosto ver, apesar dos custos) e encontrou um nicho de diferenciação, os livros infantis.
Tem também uma política de exposição e divulgação de jovens artistas, em domínios que se interligam por exemplo com a ilustração de livros, designadamente infantis. Hoje, pelas 15,30, é inaugurada a exposição Poemas Ilustrados, de Nelson Maia, jovem artista, finalista da licenciatura da ESAP em artes plásticas.
O fazer e viver Cidade manifestam-se de maneiras muito diversificados. Esta é uma delas. A juventude da Velhotes recomenda-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário