quarta-feira, 29 de outubro de 2014

AVÓS SKYPE



Há uma forte controvérsia sobre o alcance da comunicação digital em termos da relevância do “face to face”. Há quem pense que por mais sofisticada que a comunicação digital possa apresentar-se ela nunca substituirá a comunicação presencial que resulta da interação entre duas pessoas, olhos nos olhos, frente a frente, expressiva, cheia de primeiros, segundos e terceiros sentidos, por vezes imperfeita, mas física, plenamente física. Mas há quem pense que, por via da comunicação digital, sobretudo a que se concretiza entre grandes grupos de pessoas, há aspetos em regra imputados ao “face to face” presencial que podem transmitir-se apenas com a presença digital e não com a irredutibilidade física. É o caso, por exemplo, do ruído e mexericos artísticos (buzz na expressão anglo-saxónica), crucial como material informativo de algumas indústrias culturais e que está demonstrado circula em redes de comunicação digital que não se concretizam sob a presença física dos que nela participam.
Esta é a expressão da teoria. Vejamos agora uma aproximação ao tema por via da afetividade.
Sempre que a vida profissional e familiar nos permite estadias mais prolongadas em Lisboa aproveitamos essa benesse do tempo para conviver mais diretamente com o crescimento fascinante do nosso neto Francisco. Nesses momentos de rara fruição da vida, apercebemo-nos que a comunicação digital quase diária via Skype é permanentemente retribuída pela interação física desses raros momentos. Ou seja, a comunicação digital via Skype não substitui a fruição da interação física mas não a penaliza e mantém viva a chama do conhecimento.
Os avós Skype resistem, o digital permite manter viva uma presença que mesmo pontualmente a interação física permite depois atingir a fruição plena dos afetos.
Por estas e por outras razões, tenho uma perspetiva positiva da tecnologia, que não se circunscreve ao espantoso incremento de bem estar material.

Sem comentários:

Enviar um comentário