quinta-feira, 30 de outubro de 2014

DESTA VEZ É DIFERENTE



Invoco aqui o título da marcante obra de Kenneth Rogoff e de Carmen Reinhart sobre a história das crises da dívida para, com a ajuda da preciosa capa do The Economist da semana passada, me situar no declínio, que se espera não inexorável, da construção europeia.
As coisas parecem não ter ligação entre si mas as evidências mostram que é sobretudo após a crise de 2007-2008 que se acentua o declínio de um edifício cuja estrutura não estava manifestamente preparado para situações de tal stresse. 
 Confiança nas instituições europeias (% de respostas de confiança)
(Fonte: Eurobarómetro)
Por ângulos e perspetivas diversos, temos neste blogue sublinhado que o rei vai nu na política macroeconómica europeia, onde a imaginação do faz de conta parece não ter limites. Hoje, gostaria de trazer para a perceção do declínio uma outra característica, ainda mais perversa. Cecchetti e Schoenholtz no Money & Banking destacam um gráfico algo aterrador sobre a evolução dos níveis de confiança na União Europeia e nas diferentes instituições europeias. O aprofundamento de um projeto como o da União Europeia não sobrevive a um tal nível de desconfiança nas instituições que deveriam promover a adesão confiante ao projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário