quarta-feira, 1 de outubro de 2014

UMA MENÇÃO HONROSA

(Gary Barker, http://www.toonpool.com)

Conforme vou podendo, continuo a acompanhar o processo de audição dos candidatos a comissários europeus. Hoje, o dia foi dominado pela entrada em cena daquele conservador lord que Cameron impôs a Juncker para tratar dos interesses da City. A Europa no seu melhor!

Mas a chegada de Jonathan Hill marca a saída do anterior responsável, um francês ligado ao PPE mas que nunca deixou de ser a bête noire da City e que atravessou os duros anos da crise financeira revelando-se como um homem de grande seriedade e vontade reformadora (quarenta novas diretivas e regulamentos em cinco anos e, mais concretamente, a responsabilidade primeira por uma larga revisão da regulação financeira europeia). Ele que há dias declarara que “falando francamente, nunca foi mais difícil com Londres do que com os alemães sobre a união bancária ou com os franceses sobre a reforma estrutural”, ele que, na despedida, quis dar mais este sinal de fair-play, pronunciando-se assim sobre Jonathan Hill: “Há cinco anos, não era justo atacarem-me simplesmente porque eu era francês. Hoje, a inversa é verdadeira. Não é justo atacá-lo porque ele é britânico.” 

E assim saiu Michel Barnier, recomendando diretamente aos banqueiros que respeitem a lei. Au revoir, monsieur le commissaire...

Sem comentários:

Enviar um comentário