sábado, 25 de outubro de 2014

CURTAS SOBRE A UE



Ontem, em almoço ameno, um amigo com larga experiência de organizações internacionais chamava-me a atenção para o jogo de contrários que atravessa as instituições europeias relativamente à Rússia e ao protagonismo político de Putin.
A política externa da União será assumida por Federica Mogherini, enquanto alta representante para as Relações Externas e de Segurança da EU. Existe apenas o pormenor da Itália depender a 100% do gás russo.
Por sua vez, o Conselho Europeu será presidido por Donald Rusk, polaco, que deve ter problemas de alergia quando se fala de Putin e do expansionismo russo, comungando aliás com toda a alergia do Báltico a esse expansionismo e temos de convir que esses países têm razões de sobra para essa animosidade e não brincarem em serviço.
Não duvido que o simples confronto de personalidades (Mogherini versus Lady Ashton e Tusk versus Rompuy) seja favorável ao novo elenco, mas o jogo de contrários que será desenhado a partir da política externa e do Conselho diz bem das contradições talvez insanáveis que circularão pelos corredores da negociação.

Sem comentários:

Enviar um comentário