quarta-feira, 27 de junho de 2012

EPÍSTOLA COM VEIGA DENTRO


Referi-me ontem aqui a uma notícia do JN sobre a condenação de Kolback da Veiga no 3º Juízo Criminal da Comarca de Lisboa, o qual deu por provado que o dito “pretendeu fazer seu o que escreveu a seguir” – que era, afinal, da autoria do professor e ensaísta Sousa Dias – num caso que remonta a 2008 e está relacionado com a publicação de uma coletânea de textos a que, muito sintomaticamente, deu o nome de “O meu Único Infinito é a Curiosidade”.

Mas seria injusto pensar que este caso de plágio em nome da curiosidade – ou do infinito? – é único. Porque, tal como na canção, havia outro: esse que Manuel Freire, o inesquecível intérprete de “Pedra Filosofal” mas à época na qualidade que detinha de Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, denunciou em devido tempo nos termos da seguinte carta que lhe dirigiu:

Exmo. Senhor
Dr. Miguel Veiga
Jornal “Expresso”

Lisboa, 18 de Março de 2005

Exmo. Senhor,

Publicou o Jornal “Expresso” do dia 12 do corrente um artigo assinado por V. Exa., sob o título “Memórias, retratos e histórias”.
Acontece que o referido artigo, não obstante trazer algumas referências elogiosas à Sra. Prof. Doutora Clara Crabbé Rocha, reproduz, sem a devida e necessária referência a esse facto, partes da obra desta intitulada “Máscaras de Narciso” publicada pela Livraria Almedina em 1992, resultado da investigação desenvolvida pela autora no âmbito da literatura autobiográfica em Portugal.
A frase em destaque, bem como vários parágrafos que constituem parte substancial do artigo, como sabe, são retirados desse texto sem que figurem entre aspas.
Não poderia a SPA, assumindo o seu papel institucional de defesa do direito de autor, deixar passar em claro o facto relatado que, pela sua gravidade, e é do conhecimento de V. Exa., poderá configurar responsabilidade criminal.
Nestes termos entendemos que é exigível, no mínimo, um pedido de desculpas à autora pelo abuso cometido.

Atentamente,

Manuel Freire
Presidente SPA

Cena de antecipação ao próximo capítulo:

Sem comentários:

Enviar um comentário