sábado, 30 de junho de 2012

VEIGA EM CONDUTA ADITIVA


Anteontem, Kolback da Veiga reconhecera o seu erro e tudo parecia sanado. Só que, afinal e mais uma vez, havia outro:

Exmo. Senhor
Arq. José António Saraiva
Director do Jornal “Expresso”

Lisboa, 27 de Março de 2005

Exmo. Sr. Director,

Ao que parece, o Dr. Miguel Veiga continua com problemas com a secretária, conforme pode ver pelos documentos juntos.

E agora qual será a desculpa?

Manuel Freire
Presidente SPA

O atónito recetor da epístola acima, cujo conteúdo diz tudo quanto à estima de Manuel Freire por Kolback da Veiga, atuou de imediato e, como lhe competia, “despediu” o colunista que escreve por entrepostas pessoas. Assim:

Exmo. Senhor
Dr. Miguel Veiga

Paço d’Arcos, 28 de Março de 2005

Meu Caro Miguel Veiga,

Após o incidente ocorrido com o seu artigo “Memórias, Retratos e Histórias”, em que transcreveu largos extractos de um livro de Clara Crabbé Rocha sem as devidas aspas nem a indicação da origem, enviei-lhe uma carta dando-lhe conta da minha preocupação com o sucedido e chamando-lhe a atenção para as graves consequências que daí poderiam ter advindo para o Expresso (e para si próprio).
Foi pois com a maior estupefacção que recebi uma carta do presidente da SPA; Manuel Freire, de que junto cópia, dando conta da transcrição, no seu artigo “O intelectual empenhado”, publicado no Expresso de 9 de Abril, de largos extractos do livro “Les intellectuels en question”, de Michel Winnock [José António Saraiva explica em nota de pé de página que a obra é de Maurice Blanchot e que foi induzido em erro pela informação prestada pela SPA], numa tradução literal e sem as devidas as devidas aspas nem indicação de origem.
Como compreende, perante este novo incidente não posso deixar de tomar uma atitude.
Agradecendo-lhe ter aceite o meu convite dirigido em fins de 2004 para colaborar no Expresso, peço-lhe para o considerar sem efeito a partir desta data.

Com os melhores cumprimentos,

José António Saraiva

Useiro e vezeiro, pois. Na sua muito própria “decência e higiene mental” e recusando “a frivolidade e até a sociedade do espetáculo e do contentamento”. Neste como em outros “dossiers” em que deixaram rasto o seu ego e interesses. Este tão teatral trovador da fidelidade ao Porto não é um homem do Norte, antes se revela como um tagarela compulsivo que é também um incorrigível copista…


Nota final: as epístolas divulgadas neste post e anteriores provêem do capítulo 25 (“Ainda o Norte: um caso de plágio”) de “Confissões”, um livro de 2006 sobre os últimos anos no “Expresso” e o nascer do “Sol” da autoria de José António Saraiva e dado à estampa pela “Oficina do Livro”. Com a devida vénia…

Sem comentários:

Enviar um comentário