sábado, 30 de junho de 2012

EUROPA ILUSTRADA (VI)

A habitual síntese europeia ilustrada do mês em vias de terminar e uma palavra de merecido reconhecimento aos respetivos autores e jornais de publicação. Com três tópicos a prevalecerem.

1. Na Grécia, a incógnita eleitoral, as trocas de chantagens e os impossíveis dilemas, uma nova tripulação num oceano de atribulações. Por Ilias Makris e Tsimis Skitso (primeira e quarto cartoons, respetivamente) em http://www.ekathimerini.com e Tom Jansen (segundo e terceiro cartoons) em http://www.trouw.nl.





2. Em Espanha, a perplexidade de uns e a tristeza de outros em torno da crise bancária, a grandeza do tombo e a necessidade de recurso a ajuda externa, o resgate. Por Jaume Capdevilla (em http://www.lavanguardia.com), Emilio Giannelli (em http://www.corriere.it), Paresh Nath (em http://www.cagle.com) e Bernardo Erlich (em http://www.elpais.com).





3. Na Europa em geral, uma intrincada gigajoga, uma persistente perceção de abismo, Merkel a fazer das suas e uma leitura muito própria de “salto em frente”. Por Ingram Penn (em http://www.ft.com), Enrique Flores (em http://www.elpais.com), Patrick Blower (em http://www.telegraph.co.uk), Iannis Yoannou (em http://www.cartoonists.gr) e Tom Jansen (em http://www.trouw.nl).





Sem comentários:

Enviar um comentário