quinta-feira, 28 de junho de 2012

INTELIGÊNCIA TÁTICA VERSUS JOVENS PANZERS


Por esta hora, o ambiente da cimeira em Bruxelas terá já recuperado a energia da negociação, depois de no plano desportivo Mario Monti ter ganho algum ânimo na difícil defesa de posições amplamente divulgadas pela imprensa ao longo da semana.
Regressando às metáforas desportivas a inteligência tática (mesclada com a loucura incontrolável de um Balotelli puramente letal) venceu uma vez mais a força dos jovens panzers, onde também se divisa a pura classe de Ozil e Khedira (repararam na espantosa energia física destes dois atletas após uma impiedosa época no Real Madrid?).
A minha ligação com o futebol é muito analítica, não deixando de sofrer como os outros. Frequento pouco os estádios. Mas a melhor recordação que tenho é a de ver uma vez o Milão dos velhos tempos a defender como um bloco, basculando para a direita e para a esquerda como uma orquestra impenetrável. E esta Itália lembra-me essa imagem, sobretudo com a sabedoria de Andrea Pirlo, um verdadeiro manual de inteligência na economia do esforço e na procura dos espaços.
E lá temos o sul na final. Podíamos estar. Não estamos. Mas está o sul. Indisciplinados, fiscalmente descontrolados, mas com duas seleções com identidade que baste.

Sem comentários:

Enviar um comentário