terça-feira, 16 de outubro de 2012

BERNARD PIVOT



Há dias, enquanto esperava por um embarque de regresso ao Porto, cruzei-me com a imagem dele na capa de um livro que constava dos destaques de uma loja Relay do aeroporto. Comprei, num impulso de reencontro e memória. Porque Bernard Pivot foi talvez a personagem que mais ocupou os meus “vendredis” parisienses de há trinta anos – “Antenne 2”, 21 horas e 30 minutos, programa “Apostrophes”, “Bonsoir à tous” e toca de falar de obras literárias e seus autores. Tudo começou, para mim, com a visita que fez a Petite Plaisance e a sua inesquecível conversa com Marguerite Yourcenar; depois, foi tanto o que me deu!


Sei que Pivot animou esse excecional “Apostrophes” durante mais de quinze anos (1975-1990) e que lhe inventou sucessores condignos. Hoje com 77 anos, é membro da academia Goncourt e o epíteto de “Rei Ler” é certamente o que melhor lhe assenta. Quanto ao livro agora publicado, trata-se de uma inclassificável “fantasia literária” que nem aponta ao estatuto de romance nem visa converter testemunhos em autobiografia.

Adam Hitch, o narrador, surge como uma vedeta do jornalismo e da entrevista enquanto protagonista de uma conhecida emissão televisiva (“Aparté”), um homem que, aproximando-se dos 60 anos, vem elaborar em torno de uma vida dominada por uma doença crónica a que chama “questionnite” e que o leva a considerar-se “matematicamente um dos franceses a quem mais mentiram”. Com recurso a vocabulário rico – como o da mentira (carabistouilles, calembredaines, billevesées, fariboles, fantaisies, entourloupettes, sornettes, coquecigrues, etc.) –, ao relato de divertidas histórias – como a do jovem rapaz que transforma o sacramento da confissão a que se submete num arrasoado de questões para cima do padre que o confessava – e à dedução de ilações lúcidas – como a de se interrogar sobre se a velhice é o vestíbulo do inferno. Tudo impactando em termos de uma perceção essencial: a sua impenitente curiosidade constituiu-se num contributo decisivo para o sucesso profissional, enquanto a dimensão amorosa dela foi padecendo em medida contrariamente equivalente. Pelo menos até um dia…

Sem comentários:

Enviar um comentário