segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CELEBRAÇÃO DO ROMANCE

“O fim de Outubro trouxe de volta o rito anual de atrasar os relógios, adensando a escuridão que caía sobre as nossas tardes e deprimindo ainda mais a nação. Novembro começou com outra vaga de frio e com chuva quase diária. O tema de todas as conversas era a ‘crise’. (…) A sensação geral é que estávamos a encaminhar-nos para qualquer coisa grave, mas difícil de prever e impossível de evitar. Havia a suspeita de que o ‘tecido social’ estava a desfazer-se, embora ninguém soubesse muito bem o que isso ia implicar.”
 
Não dá uma estranha sensação de proximidade? A verdade é que apenas se trata de um excerto do último livro de Ian McEwan (abaixo caricaturado por James Ferguson para o “Financial Times”) e de uma passagem que se reporta à realidade de Londres no início dos anos 70.
 
 
O romance intitula-se “Sweet Tooth” no original e teve o seu lançamento mundial na Festa Literária Internacional de Paraty – talvez em homenagem à paixão pelo Rio de Janeiro que assaltou o filho do autor – sob o título “Serena” (o nome da protagonista), tendo sido entretanto objeto de uma terceira redenominação na edição portuguesa (“Mel”). McEwan descreveu-o como “uma celebração do ato de ler” e como “uma autobiografia deslocada”. E explicitou a seguinte junção de três elementos para o caraterizar mais cabalmente: “escrever uma celebração da imaginação, escrever uma investigação de espiões e escrever uma história de amor que acabasse de uma maneira feliz”.


Na sua crítica do livro na “Ípsilon”, Helena Vasconcelos sublinha acertadamente que “poucos romancistas serão tão ardilosos na construção de tramas quanto Ian McEwan”. E explica-se: “É com aparente simplicidade que arrasta o leitor de logro em logro, de artimanha em artimanha, de ilusão em ilusão, de armadilha em armadilha, num jogo só comparável à cena na sala de espelhos no filme ‘A Dama de Xangai’ de, e com, Orson Welles”.
 
Uma obra em que o criador, assumindo novamente uma personagem feminina, tece assim uma tão notável dialética/fusão entre a realidade e a ficção que faz jus integral ao seu declarado prazer maior de manipulação do leitor…

Sem comentários:

Enviar um comentário