quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EUROPA ILUSTRADA (X)


Outubro chega ao fim e, com ele, a habitual síntese europeia ilustrada do mês. Que nos trouxe, de um Sul em continuada aflição (Tsimis Skitso, http://www.ekathimerini.com), algumas notícias de assinalar. Como sejam: de Itália, uma cada vez mais provável continuidade de Monti no poder (Emilio Giannelli, http://www.corriere.it); de Espanha, o espetro de um resgate sempre adiado (Jaume Capdevilla ou Kap, http://www.lavanguardia.com); da Grécia, Angela em viagem de reconhecimento (Tsimis Skitso, http://www.ekathimerini.com); de Portugal, assaltos em pleno dia (António, http://expresso.sapo.pt).

 
 
 

Num âmbito europeu mais alargado, e enquanto prosseguia a odisseia da união económica e monetária (Janusz Majewski ou Mayk, http://www.sydsvenskan.se) e as tensões políticas se mantinham presentes embora discretas (Emilio Giannelli, http://www.corriere.it), aumentaram os prenúncios de novas ordens possíveis (Peter Brookes, http://www.thetimes.co.uk e Tom Janssen, http://www.trouw.nl).

 
 
 

Mas Bruxelas recebeu ainda notícias tão imprevistas quanto a atribuição de um Prémio Nobel da Paz (Martin Rowson, http://www.guardian.co.uk) em lugar de um bem mais provável Prémio Nobel da Economia (Philippe Chappatte, http://www.letemps.ch)...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário