terça-feira, 23 de outubro de 2012

GALIZA: O PP E A RADICALIZAÇÃO DAS CIDADES



No post anterior, analisei a crónica anunciada das eleições galegas e bascas. Há, no entanto, outros aspetos a reter sobretudo nas eleições galegas. O triunfo do PP que teve como outra face a profunda queda do PSOE galego precisa de ser ponderado face a outros elementos de análise.
Talvez o mais importante seja a expressão de um fenómeno (urbano) com o qual o PP continua a lidar mal. Assim, nas seis principais cidades galegas, Vigo, Corunha, Ourense, Santiago, Ferrol e Pontevedra o PP tem resultados bem mais abaixo do que os observados em toda a Galiza. Nestas cidades, o conjunto dos partidos de esquerda, PSOE galego, Aliança Galega de Esquerda e Bloco Nacionalista Galego supera com alguma distância o PP. Mas, o que impressiona e que vem na linha do que dizíamos no último post, a Aliança de Beiras e da Esquerda Unida fica perto do PSOE galego, com dinâmica de ultrapassagem. A radicalização está na calha, neste caso com uma espécie de Syriza nacionalista, protagonizado pela figura tutelar de Xosé Manuel Beiras.
As cidades galegas radicalizam-se, sobretudo devido à vacuidade da presença do PSOE galego e com a dimensão nacionalista a germinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário