sábado, 13 de outubro de 2012

ESSE NOBEL NÃO É PARA ESTES


O Prémio Nobel da Paz 2012 acaba de ser atribuído à União Europeia pela sua contribuição “para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa”.

Algo inesperadamente, e sobretudo na pior altura, pensarão os que – como Patrick Blower (http://www.telegraph.co.uk) – abominam o cinismo reinante na comunidade internacional. 

Mas há ainda outros que, como a nossa melhor jornalista de assuntos europeus (Teresa de Sousa), não desistem do seu generoso combate por uma causa que cada vez mais parece perdida. E comentam em conformidade: “É um alerta, uma chamada de atenção que não podia ter chegado em melhor altura para que os governos, os líderes europeus, as instituições europeias pensem melhor como é que vão impedir que haja uma desagregação europeia e que pensem que é preciso medidas da dimensão daquelas que foram tomadas pelos pais fundadores para voltar a pôr a União Europeia a brilhar diria eu, a funcionar com aquilo que é a sua razão de ser desde sempre.”

Uma excelente ocasião, em qualquer caso, para aqui recordar a prestação de homens e políticos de valores como Konrad Adenauer, Willy Brandt, Helmut Schmidt e Helmut Kohl. Para só referir nomes de que Angela Merkel, Wolfgang Schäuble, Phillip Rösler e Jens Weidmann devem ter ouvido falar…

Sem comentários:

Enviar um comentário