quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CARLOS COSTA VOLTA À FEP


Foi um Carlos Costa em excelente forma que regressou à sua velha casa-mãe. Também eu o fiz expressamente para ouvir a sua conferência na cerimónia de abertura do ano letivo. Expectativas altas, portanto. Com balanço acima das mesmas.
 
O essencial da comunicação estará disponível no sítio do Banco de Portugal, pelo que não me estenderei muito sobre ela. Não obstante, sempre deixarei a respeito uma dúzia de brevíssimas notas, incontornavelmente simplificadas porque descontextualizadas e necessariamente subjetivas quanto ao critério de escolha:

·         a explicitação do caráter inquestionavelmente estrutural da crise que atravessamos (“não se resolve com medidas anticíclicas”), exigindo como resposta uma estratégia de desenvolvimento dirigida a uma convergência sustentada com os níveis europeus de rendimento per capita e pressupondo intervenções em quatro dimensões (estrutural ou schumpeteriana, orçamental e macroeconómica, demográfica, externa);

·         uma insistência na relevância central de ser salvaguardado o capital social do País e, assim, de se investir por todos os meios no consenso social;

·         o sublinhado da necessidade de um conveniente tratamento em relação aos sinais de descrença e erosão da base social de apoio ao programa de ajustamento em curso;

·         uma denúncia elegante do simplismo reinante no debate doutrinário em torno da adequabilidade de um abrandamento do ritmo de consolidação orçamental, com saliência para a imprescindibilidade de uma perspetiva dinâmica (vs. de equilíbrio parcial) e o anúncio de um próximo tratamento do tema em sede académica e a respeito de João Ferreira do Amaral;

·         a ideia de que a ausência de uma política monetária autónoma não é um custo mas apenas uma restrição;

·         algumas considerações pertinentes associadas às fragilidades do recente debate público sobre a relação austeridade-crescimento;

·         reflexões diversas em torno da ordem de grandeza, do momento e do ritmo de ajustamento das contas públicas, designadamente no tocante à interferência na questão de uma multiplicidade de variáveis;

·         a chamada de atenção para o desejável contributo dos parceiros europeus dotados de maior margem de manobra no sentido da ultrapassagem das nossas dificuldades atuais, aspeto potencialmente favorecido pelo processo de coordenação das políticas económicas inscrito no Tratado;

·         a defesa de que uma estratégia de crescimento para a economia portuguesa está na ordem do dia, constituindo o desendividamento apenas uma condição necessária mas não suficiente para uma saída da crise;

·         referências ponderadas quanto a uma sustentabilidade duradoura das finanças públicas, designadamente no tocante à compatibilidade do nível da despesa pública com a capacidade do tecido produtivo, as tendências demográficas e um nível de tributação tolerável e à clarificação de um modelo de organização e gestão do setor público;

·         a explicitação concreta de que a via de empobrecimento relativo em que o País se encontra só terá ultrapassagem por via da renovação do seu tecido produtivo (bens transacionáveis) e tendo o setor privado por ator transformador principal;

·         uma palavra de passagem exprimindo uma louvável homenagem a Fernando Teixeira dos Santos, “que teve o instinto certo no momento certo para evitar o pior”.

O que poderá ter ficado por tratar ou as diferenciações de ênfase que poderão ter parecido a alguns menos justificáveis resultaram, neste quadro, em aspetos desprezíveis e largamente suplantados pelo brilhantismo e fineza de raciocínio do melhor economista da sua geração e – porque não dizê-lo? – daquele que é o mais consistente “fepiano” de todos os tempos…

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