quarta-feira, 31 de outubro de 2012

RETORNO FURTIVO A PARIS



Uma fuga rápida a Paris em trabalho, com tempo muito escasso para fruir a grande urbe, paradoxalmente rica no pequeno local, na pequena cidade, perdidos no turbilhão da oferta de serviços. Tempo apenas para uma curta passagem por Saint-Germain-des-Prés, com um copo de fim de tarde no  Les Deux Magots, repleto por todos os lados de brasileiros emergentes, bastante adinheirados, ostensivamente efusivos, com o ego profundamente em cima. Um retorno truncado à memória de outros tempos. Sem tempo para o retorno às livrarias, algumas delas já extintas, transformadas num bistrot qualquer ou numa outra função que nos incomoda a memória afetiva. Apenas tempo para uma curta entrada na Julliard que decididamente nunca foi uma das minhas favoritas.
Com o copo de fim de tarde, com trânsito febril, tempo para uma leitura convulsiva dos jornais, mas também oportunidade para corroborar impressões de uma tarde de trabalho. Tal como antevi à distância, o impacto da governação Hollande é bem mais significativo a nível europeu do que a nível interno, onde praticamente toda a gente, até algumas correntes de pensamento no interior do PS, antecipam uma situação recessiva em França e um profundo receio de que os estafermos dos mercados comecem a fazer trepar as taxas de juro às quais a França poderá financiar-se. O camarada Schroeder do SPD alemão ajudou à missa com uma espécie de reprimenda aos seus colegas franceses alertando também para a necessidade das famigeradas reformas estruturais (já não há pachorra …).
E no seio da governação Hollande começam a estalar conflitos inter-ministeriais, alguns deles anunciados, como por exemplo o choque entre a Economia e Finanças (Pierre Moscovici) e a Recuperação Produtiva (a imaginação retórica dos franceses é notável) (Arnaud Montebourg). Vá lá que o primeiro-Ministro Ayrault continua um ireepreensível aliado de Hollande. O debate sobre o possível impacto na recessão anunciada dos cortes orçamentais orientados para os 3% de défice continua ao rubro.
Aparentemente longe do teor do post de hoje, a viagem a Paris trouxe-me duas notícias sobre manifestações de rigidez nas relações de trabalho na TAP que são um primor:
Primeira: o acordo de trabalho de pessoal de cabine e de bordo contempla um horário de voo de 14 horas; acaso esse valor não seja atingido, a TAP paga aos seus trabalhadores uma multa pelo facto de não ter atingido aquele limiar, para além da remuneração fixada, claro está; acaso o limite seja ultrapassado, são pagas horas extraordinárias. Um primor não acham?
Segunda: por vezes, mudanças imprevistas de avião obrigam a que refeições de catering em princípio para serem servidas frias tenham de o ser quentes; porém, essa mudança exige a aprovação prévia de sindicatos, pois estes entendem que o aquecimento da refeição implica trabalho adicional; se tal autorização não for dada e se a mudança de avião se concretizar a refeição não é servida. Não lembraria ao diabo!
Estas situações são certamente pontuais no plano global, embora no contexto da TAP possam não o ser. A terem expressão, até eu, mesmo já sem pachorra, também diria que reformas estruturais são necessárias …

Sem comentários:

Enviar um comentário