quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MONFORTE DE LEMOS



A ida a Monforte de Lemos faz parte da vida de andarilho de consultor. Apresentar um trabalho, simplesmente. Mas também oportunidade de mergulhar numa cidade da Galiza interior, de cunho fortemente medieval, cidade tipicamente de serviços e turismo de interior, à qual pretende juntar-se uma dimensão logística de articulação com a Meseta.
Mas Monforte de Lemos, como local de reunião entre tantas, fica, porém, ligada a duas constatações que vale a pena partilhar.
Primeiro, na sequência do trabalho apresentado com colegas galegos para o Eixo Atlântico, a perceção clara que as duas economias, galega e nortenha, experimentam neste momento os efeitos de territorialização de uma crise, que corre o risco de se transformar numa teimosia demencial de evolução para o suicídio. Mas tenho hoje a perceção de que há uma diferença essencial entre as duas regiões. É que, apesar da crise, a presença do investimento público, regional e do Estado espanhol, em território galego é ainda muito forte. O que contrasta com a exiguidade do investimento público a norte. A suspensão do túnel do Marão é simbólica dessa paragem.
Depois, a notícia que tive, com origem na direção do Eixo Atlântico, que está já em funcionamento (alegadamente desde 1 de Outubro) a interoperabilidade dos serviços de teleportagem (vias verdes e similares) entre Portugal e Espanha com início em território galego e e nortenho. Dou por verdadeira a notícia com origem no Eixo Atlântico. E não posso deixar de me surpreender. A ser verdade, trata-se de iniciativa pioneira em absoluto na União Europeia que poderia ter evitado a enorme trapalhada que o governo PS e seus prolongamentos não acautelou com o bizarro método de pagamento das portagens eletrónicas nas SCUT. E nesse caso custa-me acreditar que o governo atual nem uma simples nota de imprensa se dignou transmitir sobre o início da interoperabilidade. Não será isto um símbolo da enorme desorientação que reina no Governo?

Sem comentários:

Enviar um comentário