domingo, 24 de abril de 2016

A PROSPETIVA DA ÁGUA




(Notas em compasso de preparação para o seminário da APDA em Lisboa, que sugerem a extrema dificuldade de projetar os consumos e as condições de acesso ao recurso água em Portugal)

O amigo Sérgio Hora Lopes teve a amabilidade de me convidar para estar presente no dia 27 de abril, em Lisboa, no seminário da APDA – Associação Portuguesa para a Distribuição e Drenagem de Águas, focado na prospetiva da água no horizonte 2050, no qual partilharei a sessão das 14 com o Professor João Ferrão e a Arquiteta Teresa Marat-Mendes. A sessão está arrumada no tema das cidades, mas admitindo que os meus colegas de mesa vão desenvolver os temas Cidades e Ordenamento, vou dar a mim próprio algumas liberdades de reflexão sobre o tema.

A metáfora do “ser cauda de leão ou cabeça de rato” vai inspirar-me na abordagem, algo modificada para introduzir a evidência de que, para mal das nossas agruras, somos cauda de leão, desconjuntado, depauperado e em desagregação, a Europa. Mas a metáfora é útil, porque mergulhando na vasta literatura disponível sobre a prospetiva da água e sobre os problemas da sua gestão e acessibilidade, rapidamente confirmamos que nem preenchemos os problemas do topo, nem partilhamos as situações de extrema carência que caracterizam os povos menos desenvolvidos. Não preenchemos os problemas do topo mais desenvolvido porque não suportamos os mesmos ritmos de pressão de consumo induzidos pelo crescimento económico e pelo peso de algumas indústrias altamente consumidoras do recurso. Não partilhamos as situações de extrema carência, porque embora o território continental experimente situações geográficas de seca, o nosso principal problema não é o da escassez de recurso, mas antes o da sua gestão e condições económicas de acesso a preços reais. A prospetiva da água em Portugal partilha assim a situação de outras realidades, em que Portugal tem dificuldade de acomodar-se dado o seu nível intermédio de desenvolvimento, ainda com manifestações desencontradas dos extremos. Daí a relevância da metáfora.

A APDA está interessada nesta reflexão preliminar para o seu próprio exercício de prospetiva em ventilar todas as grandes tendências globais que vêm sendo identificadas nos exercícios mais representativos de prospetiva (essencialmente associadas às grandes consultoras internacionais (McKinsey, Ernest&Young, Delloitte, etc), discutindo-as do ponto de vista da prospetiva da água. Trata-se de um duplo exercício de dificuldades. Primeiro, associar grande prospetiva e prospetiva da água. Segundo, projetar essa associação em Portugal.

O primeiro tópico que lançarei para a discussão constitui um dos raros exemplos em que a grande prospetiva das macrotendências serve diretamente a prospetiva da água. Trata-se da intensificação da urbanização como uma das grandes leis estruturais do desenvolvimento. Macrotendência em que se cruzam duas convicções muito claras – a incontornável subida do peso da população mundial a viver em cidades, a chamada população urbanizada e a perceção também clara de que não há qualquer determinismo na maneira como essa urbanização vai materializar-se em cada país em função do seu nível de desenvolvimento e da sua capacidade de engenharia para a gestão da concentração. No caso de Portugal, essa mudança estrutural deparar-se-á com duas indeterminações fortes: o ritmo a que crescerá o rendimento per capita, variável com a qual a urbanização está indissociavelmente ligada e a massa demográfica a alocar entre o território e as cidades. A dimensão da população flutuante induzida pela crescente relevância do turismo na atratividade internacional do país tenderá a contrabalançar este último aspeto e a implicar especiais cautelas na programação das infraestruturas para os picos de afluxo externo dessa população flutuante.

O segundo tópico, diretamente ligado com a dimensão económica da prospetiva da água, prende-se com as interrogações e encruzilhada da globalização, que traz ao exercício de prospetiva uma indeterminação extrema, sobretudo para uma economia como a portuguesa, cuja dinâmica de crescimento estará indissociavelmente marcada pela integração na economia global e nas suas transformações. Retomarei aqui alguma das reflexões já trazidas a este blogue em torno da alteração observada no rácio “Comércio mundial /PIB mundial), quer integremos no seu numerador os fluxos financeiros (como o faz, por exemplo, a prospetiva da McKinsey) ou nos limitemos a considerar apenas o somatório de exportações e importações de bens e serviços a nível mundial (que constitui a prática mais corrente). O comportamento do referido rácio ocultará provavelmente dois outros fenómenos de quantificação mais difícil. Primeiro, estaremos a viver um período de encurtamento das cadeias de valor globais, com fenómenos de “reshoring” a acontecer em algumas economias relevantes (Estados Unidos, por exemplo), com a concomitante intensificação da globalização digital (a que a McKinsey atribui especial relevância). Segundo, nunca como no presente momento político, os receios da integração económica mundial estiveram com presença tão acesa no discurso político (vejam-se as eleições americanas, o advento do nacionalismo económico em algumas forças políticas europeias e as enormes e violentas reações que os acordos regionais de livre comércio, no Atlântico e no Pacífico estão a provocar). Esta variável de forte indeterminação continuará atuante e premente enquanto não se desenharem propostas consequentes e fundamentadas para um novo rumo da globalização, ao nível de exigência de um Bretton Woods para o presente.

E, finalmente, um terceiro tópico com forte impacto nas condições de acessibilidade ao recurso água – a desigualdade da distribuição do rendimento e do capital.

O desenvolvimento deste último tópico fica para um outro post antes do evento da APDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário