segunda-feira, 4 de abril de 2016

NEM SEMPRE O QUE PARECE MORTO O ESTÁ EFETIVAMENTE …






Aprendi com autores de referência a interpretar a inovação como um fenómeno ou processo indeterminado por natureza e definição. Aprendi já por dedução minha como pode ser prematuro, precipitado ou simplesmente tonto dar por acabado o ciclo de evolução de alguns produtos. Como a inovação é indeterminada, nada nos garante que um dado produto considerado em agonia ou em perda acelerada não possa por qualquer passe de mágica inovadora ressurgir da morte anunciada ou pelo menos prolongar no tempo a sua consumação.

Em alguns trabalhos profissionais que realizei, designadamente os que permitiram o contacto mais profundo com a economia do vinho da região do Douro, esteve sempre em cima da mesa uma espécie de tendência-cutelo que afeta os vinhos fortificados, grupo em que o vinho do Porto se insere. De facto, há alguns fatores que pesam desfavoravelmente nessa tendência-cutelo, tais como o não rejuvenescimento do público consumidor, a queda dos hábitos das grandes refeições de família às quais estava associado o consumo de vinho do Porto, a tendência crescente para o consumo de vinhos mais leves e de mais baixo teor alcoólico que são o oposto dos fortificados, as crescentes restrições ao consumo de álcool, enfim todo um conjunto de fatores que podem precipitar o ciclo de produto dos vinhos fortificados, considerados como minoria em extinção (o Marsala em Itália, o Tokay na Hungria, o vinho do Porto, o vinho da Madeira e o Jerez em Espanha). De todos estes exemplos, o exemplo do Jerez é seguramente aquele que, partindo de uma grande expressão de vendas, sucumbiu mais fortemente à erosão da procura. Quanto ao vinho do Porto, a resiliência das vendas em valor sobretudo de categorias e idades com preços médios de venda bem elevados e as abordagens menos canónicas dos portos tónicos, dos pinks, ice Porto e outros que tais têm produzido o efeito de suspensão da tendência-cutelo, embora com uma fortíssima concentração do negócio em torno de um número reduzido de players.


O El País semanal publica uma excelente reportagem do jornalista Pablo Blanco sobre o pretenso renascimento do Jerez da decadência observada nos fins do século XX. A elegância da enóloga Paola Medina da firma Williams&Humbert (ver imagem inicial) dá o toque de inspiração de modernidade e rejuvenescimento à reportagem, toda ela orientada para o charme discreto dos artífices da revolução empreendida e para a força do florescimento dos bares de Jerez pelas megalópolis de Londres, Nova Iorque e Tóquio.

Será que estamos perante jornalismo impressivo e de sedução pelo charme do Jerez resiliente ou, pelo contrário, perante forças sólidas de inovação, que o retiram da morte anunciada? Preciso de alguns números para o testar, mas fica a necessidade de uma melhor atenção ao fenómeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário