sexta-feira, 15 de abril de 2016

O AMIGO MEDIADOR




(Depois de uma das mais irritantes Quadraturas do Círculo de que me recordo, também não podia ficar indiferente ao tema do amigo mediador do primeiro-ministro António Costa)

Pacheco Pereira estava particularmente irritado na sessão de ontem do Quadratura e, dado o contexto, o alvo não podia deixar de ser António Lobo Xavier, pois de Jorge Coelho não pode esperar-se nem um salpico de controvérsia. A única explicação plausível para tal irritação só pode ser a do incómodo real provocado pela mais que descuidada posição de António Costa acerca do seu amigo e mediador Diogo Lacerda Machado. Com um contexto tão problemático de governação que se abre ao governo de António Costa, abrir fendas de moto próprio parece suicida e na minha perspetiva é-o de facto.

Pacheco Pereira trouxe para o debate a tese de que a figura dos mediadores políticos informais é comum nas democracias ocidentais e trouxe mesmo casos da sua própria participação em processos dessa natureza. É relevante registar essa prática como não atentatória das regras democráticas. Mas no caso do amigo mediador de Costa não me parece ser essa a questão essencial, mas antes as das incompatibilidades e conflitos de interesses que podem estar associados a este modus faciendi. Nestas questões da negociação pública, há diferenças a estabelecer e nas matérias de negociação económica de que estamos a falar estamos perante áreas críticas da economia portuguesa, na qual, como é conhecido, não brotam oportunidades como cogumelos em terreno húmido. Por muito que nos custe, a mediação do amigo de António Costa não é equivalente à liderança de uma comissão de revisão do IRC como a que António Lobo Xavier assumiu. Mesmo nesta última comissão, António Lobo Xavier não é uma personagem universitária independente, totalmente equidistante do poder económico. Não estou a discutir a competência na matéria e até a ética negocial de António Lobo Xavier. Poderia questionar-se se a atribuição da liderança de uma comissão desta natureza a uma personalidade com esta inserção profissional não proporciona vantagens inequívocas não do ponto de vista remuneratório mas na perspetiva da sua inserção profissional. Mas tenho de admitir que as condições de escrutínio público e de “accountability” de uma comissão desta natureza são bem mais salientes e favoráveis do que as do estatuto do amigo mediador do primeiro-ministro.

Resumindo, é desolador confirmar que a máquina pública não tem hoje entre os seus quadros gente suficientemente competente para assumir papéis de mediação negocial com um mandato político claro e transparente. Ou essas pessoas existem e estão simplesmente perdidas num gabinete qualquer, fruto de sucessivas alternâncias democráticas? Mas vamos admitir que não existem, que o estado de depauperação técnica da administração pública está no seu auge, que o PS, o Bloco Central e a direita contribuíram à sua maneira para essa desertificação preocupante. Pode o primeiro-ministro chamar à sua colaboração gente competente para o assessorar nestas matérias da negociação económica, preenchendo a falha de recursos humanos da administração? Claro que pode, mas não propriamente segundo um modelo de alter-ego político, uma espécie de António Costa 2. É necessário assegurar que se trata de personalidades escrutináveis e sem conflitos de interesses. O argumento da confiança e da amizade percebe-se mas é perigoso. Será que António Costa não confia nos seus ministros? O apagamento do ministro da Economia é tal que me interrogo se vale a pena manter o cargo.

O António Costa que me perdoe mas quando votei no seu programa não tive em conta os amigos de confiança que ele desejaria colocar a gerir a coisa pública. Por isso, se o tencionava fazer impunha-se que, com contrato ou sem contrato, fosse claro na apresentação da sua equipa que prolongaria a atividade do governo. Nestas matérias e tendo em conta a exiguidade da economia portuguesa, a probabilidade de uma qualquer atividade gerar conflito de interesses é elevada. E à mulher de César … Mesmo considerando que é tudo boa gente, competente e zeladora do interesse público, como aliás todas estas discussões costumam começar. Mas que país este que esgota a sua energia nestas questões e adia perigosamente os grandes problemas.

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